Publicado: 10 de julho de 2017, 16:30

UCA Total viabilizará acesso à internet em toda a extensão da Barra

Estudantes e professores do município da Barra dos Coqueiros, que já possuem três pontos de acesso à internet sem fio (Wi Fi), terão o serviço ampliado e disponível em qualquer parte da cidade, seja na zona urbana ou rural. A iniciativa é fruto da replicação do Programa Um Computador por Aluno: o UCA Total, que alcançará seis municípios do país, cujas escolas serão beneficiadas pelo projeto e as cidades possuirão, em todo o seu território, sinais de internet para acesso remoto.

A ação desenvolvida em Sergipe está sob a coordenação geral do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Neste sentido, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) – vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil – coordena o projeto técnico de instalação da Rede Digital do UCA Total, que viabilizará a implantação de zonas de internet sem fio, com link de comunicação banda larga na Barra dos Coqueiros.

Segundo o diretor de Tecnologia da Emgetis, Milson Barreto, a Barra dos Coqueiros será a primeira cidade digital em Sergipe. A rede do projeto UCA iluminará todo o município com ênfase em nas escolas (Estaduais e municipais). A previsão é de que no início do mês de dezembro os trabalhos de implantação das zonas de internet sem fio sejam concluídos. Depois disto, mais de quatro mil alunos e professores acessarão a web além das dependências escolares.

“Breve, o benefício deverá ser estendido à população. Uma das premissas do PNBL [Plano Nacional de Banda Larga] e recriação da Telebrás, medidas adotadas pelo presidente Lula no último mês de maio, foi o de buscar assegurar a todos os cidadãos brasileiros o direito à informação através de acesso a internet em banda larga”, avaliou Milson Barreto. Para utilizar o serviço de internet da Rede Digital, a comunidade escolar da Barra dos Coqueiros, beneficiada com os laptops do UCA Total, deverá se autenticar na rede utilizando o usuário e senha do correio eletrônico do Estado, o Expresso Livre Sergipe.

Internet fora da escola

Desde o lançamento do UCA, realizado no mês de agosto, o município da Barra dos Coqueiros conta com três zonas Wi Fi disponibilizadas pelo Governo do Estado através do programa Sergipe Internet. Localizadas na Praça Santa Luzia, Praça do Terminal de Integração Adailton Martins de Oliveira e na praça do conjunto habitacional Prisco Viana, as zonas recebem diariamente estudantes com seus laptops – computadores portáteis.

O estudante Josias Souza, 14 anos, demonstrou o quanto o equipamento tem sido útil no dia-a-dia. “Tudo mudou depois que eu ganhei o laptop. Com ele eu tenho mais uma forma de estudar e de me divertir também”, disse, acrescentando que sempre faz pesquisas e, na hora da diversão, chama um grupo de colegas para acessar a internet na quadra de esportes.

Skip to content