Publicado: 30 de agosto de 2017, 09:06

Sergipe Digital: Agetis inicia mapeamento da infra-estrutura de TI em todo o estado

O diretor-presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe, Cláudio Silva, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 29, com os coordenadores e assessores de informática de diversos órgãos do Governo para discutir a continuidade das ações de implantação do Projeto Sergipe Digital. Na ocasião, Silva explicou como serão realizados os trabalhos de levantamento das necessidades de tecnologia da informação de cada ponto de presença do Governo espalhado pelo estado.

O diretor-presidente da Agetis destacou ainda que a partir da próxima segunda-feira, 3, seis equipes estarão realizando este trabalho. Ao todo, serão cerca de 1.500 pontos de presença visitados. Cada equipe é composta por um técnico e um motorista, que terão um automóvel à disposição para realizarem as visitas.

Ao chegar às localidades, o técnico fará o levantamento de toda estrutura de informática disponível no local. Todo o mapeamento será feito via Global Position System (GPS). É considerado ponto de presença do Governo qualquer órgão ou estrutura pública que seja administrado pelo Governo do Estado, como, por exemplo, escolas, delegacias e hospitais, mesmo que não possua estrutura de informática e comunicação.

De acordo com o diretor-presidente da Agetis, Cláudio Silva, o objetivo do levantamento é a elaboração do projeto da nova Rede Integrada de Comunicação Multiserviço do Governo, cuja cobertura irá abranger as áreas urbanas e rurais de todos os municípios do estado, além de discutir sobre a necessidade de adequação e atualização das redes atuais. “Para o levantamento trabalharemos em conjunto com técnicos de vários órgãos, que vão compor as equipes que visitarão os municípios. A partir desse diagnóstico, será elaborado o novo projeto da Rede Integrada do Governo, através do qual será possível incorporar todas as redes existentes, facilitando e melhorando as condições de atendimento à população”, explicou.

Para José Everton Siqueira, coordenador de informática da Secretaria de Estado da Educação (SEED), o projeto vai resolver o problema da estrutura de comunicação de todas as secretarias. “Além disso, a SEED vai poder viabilizar seus projetos de forma mais ágil e sem precisar se preocupar com essa estrutura. Estamos muitos ansiosos”, destacou.
Fazem parte da equipe de trabalho a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado da Saúde, Deagro, Detran, Adema. e Banese.

Skip to content