Acessibilidade

Publicado: 22 de abril de 2010

Representantes da ATI de Pernambuco conhecem e-DOC Sergipe

Na última terça-feira, 22, funcionários da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) de Pernambuco visitaram a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) para conhecer o e-Doc Sergipe – Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos. Na ocasião, os técnicos Enildo das Chagas e Edilson Souza verificaram desde a concepção do sistema, até o funcionamento da aplicação disponível no Governo de Sergipe.

Ao expor todas as funcionalidades, bem como as características técnicas do e-Doc Sergipe, o gerente de projeto da Emgetis, Francisco Rocha, destacou que o sistema alcança todos os órgãos do Governo, automatizando processos administrativos, através do modelo eletrônico de tramitação e elaboração de documentos.

“Desde 23 de novembro de 2009, o e-Doc Sergipe está em funcionamento com o módulo de Protocolo. Hoje o sistema já contempla o módulo de Comunicação Interna (CI) e o próximo passo será a implantação dos módulos de Ofício e Ofício Circular”, informou.

Impressões

“Não fazia idéia de toda essa arquitetura de elaboração do e-Doc Sergipe. Esta solução possibilita a racionalização de processos e, consequentemente, a melhoria na prestação do serviço público”, avaliou Edilson Souza, gerente de Normatização e Desenvolvimento da ATI. Segundo ele, a agência de tecnologia de Pernambuco pretende implantar um sistema semelhante e, após conhecer o e-Doc Sergipe, percebeu um novo caminho a ser seguido.

Os técnicos conheceram outras soluções de gestão eletrônica de documentos e perceberam diferenciais no e-Doc Sergipe, entre eles, a Certificação Digital. Segundo o analista da ATI, Enildo das Chagas, o sistema tem como conceito de assinatura eletrônica o uso de certificados digitais, fundamentado na Medida Provisória nº 2.200-2, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira para a integridade e a validade jurídica de documentos eletrônicos. “A simplicidade do sistema e a rapidez do processo de implantação são outros diferenciais do e-Doc Sergipe”, acrescentou.Para concluir as apresentações, os representantes da ATI visitaram ainda o Data Center da Emgetis e conheceram toda a estrutura que a empresa abriga para hospedagem e processamento de dados corporativos.


Última atualização: 20 de julho de 2017