Acessibilidade

Publicado: 17 de fevereiro de 2011

‘Rede Governo’ contará com nova torre de comunicação de dados

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) iniciou as obras para instalação de uma nova torre de comunicação. A novidade possibilitará uma maior eficiência na transmissão de dados via rádio, já que funcionará como sistema de contingência aos circuitos de dados que abrigam os serviços da ‘Rede Governo’, assegurando a continuidade no atendimento ao cidadão.

Além de substituir a torre atual – de pequeno porte – a nova estrutura contará com equipamentos de comunicação mais modernos e com maior capacidade de conexão. Segundo o coordenador de Redes, Jesuíno Maciel, a função da torre é interligar as secretarias e os órgãos à Emgetis, que hospeda os serviços da rede corporativa. “Com a torre, a conexão será de maior amplitude, beneficiando os órgãos que já utilizam os serviços da Rede Governo através de rádios, como a Secretaria de Segurança Pública e o Detran”, explicou o coordenador.

O diretor de Tecnologia, Milson Barreto, garante que o investimento visa aprimorar a prestação de serviço à população. “Os principais pontos de atendimento ao cidadão – todos os Ceac’s, Detran, Ipesaúde e demais Secretarias que prestam serviço direto ao público – estão dotados de conexões via enlaces de rádios, de forma que, se a conexão via circuito de dados for interrompida, os sistemas de atendimento não sofrerão interrupção”, detalhou Milson.

Segundo o técnico responsável pelo projeto, Ricardo Torres, a previsão é de que todos os trabalhos sejam concluídos no prazo de 60 dias. “A novidade representa maior qualidade na comunicação de dados, bem como maior flexibilidade para os clientes, quando o acesso à Rede Governo realizado através de operadora local ficar indisponível”, avaliou.

Sobre o investimento – que representou um custo aproximado de R$ 160 mil – o presidente da Emgetis, Ezio Faro, declarou que a ação é resultado do empenho do Governo de Sergipe e da empresa em dotar o estado de uma infraestrutura de tecnologia que beneficie a população. “Outras ações e parcerias da Emgetis, em projetos como UCA Total e convênios com outras entidades refletem o trabalho do órgão em garantir tranqüilidade, segurança e rapidez na transmissão de dados no âmbito do Governo”, concluiu.

Características

A torre contará com 48 metros de altura – equivalente a um prédio com 16 andares – e será instalada na área verde da Emgetis. A estrutura, em aço carbono, apresenta alta resistência e possuirá plataformas de trabalho. De acordo com o presidente da Emgetis, Ezio Faro, o projeto – que segue os padrões exigidos no mercado – ainda permite que a altura da torre seja ampliada.


Última atualização: 10 de julho de 2017