Publicado: 28 de abril de 2008

Prodase trabalha pela realização do ‘Sergipe de Todos’ em Propriá

A segunda edição do ‘Sergipe de Todos’ marcou a história do município de Propriá e das pessoas que vivem no Baixo São Francisco. O projeto, que é uma iniciativa do Governo do Estado e que começou na sexta-feira, 25, e foi até o sábado, 26, tem como principal objetivo proporcionar aos moradores dos locais onde passa o acesso a serviços e informações ofertados por secretarias e órgãos do governo, interiozando as ações da gestão.

O projeto, que conta com uma equipe totalmente engajada em tornar o governo democrático e acessível à população de todos os municípios do Estado, tem na Prodase (Companhia de Processamento de Dados de Sergipe) todo o apoio tecnológico necessário para a realização de algumas atividades.

Cada oportunidade oferecida aos cidadãos que necessitam tanto de serviços, como emissão de certidões de nascimento, de carteira de identidade e de carteira de motorista, cadastro de imóveis rurais, dentre outros, nos dois dias do projeto, possuem todo o amparo e trabalho da tecnologia disponibilizados pela Prodase. A participação não é direta com o público, mas torna possível a satisfação do mesmo. “O papel da empresa é colaborar com a logística, montagem dos stands e principalmente na área que nos cabe, a infra-estrutura de tecnologia, neste caso, com a montagem de uma rede sem fio para suportar os computadores utilizados nos serviços dos órgãos que participam do projeto, dando o apoio técnico necessário para que as secretarias desenvolvam suas ações de forma satisfatória”, enfatiza Cláudio Luiz da Silva, diretor-presidente da Prodase, que está satisfeito com o trabalho de sua equipe junto ao evento em Propriá.

Segundo os técnicos da Prodase, Jesuíno Maciel e Rodrigo Cavalcante, para o êxito do projeto em Propriá, os trabalhos tiveram início há duas semanas, com o planejamento e configuração dos equipamentos. “Ações como instalação de rede sem fio e a disponibilização do circuito de dados, onde cada secretaria pode, no local da realização do projeto, ter de forma mais rápida, através da Internet, seus dados e realizar ações como se estivesse no prédio de sua secretaria ou órgão, fazem parte do nosso trabalho em casa cidade por onde o projeto passa”, explica Jesuíno. Durante o evento, a Prodase disponibilizou ainda um stand com computadores ligados à internet para que os jornalistas de todas as secretarias e órgãos pudessem escrever as matérias que faziam durante a cobertura do evento, colocando-as em tempo real em seus sites.

Atividade junto à população

Na próxima edição do ‘Sergipe de Todos’, a Prodase pretende colocar em prática um projeto que já está sendo pensado e que envolverá atividades mais próximas do público. Além de todo o trabalho de infra-estrutura, de acordo com Cláudio Luiz da Silva, a ampliação dos serviços da companhia no ‘Sergipe de Todos’, pretende colocar à disposição do público um stand com computadores para que todos os interessados tenham contato com a internet e com o mundo da informática de uma forma geral. “O projeto consiste em uma espécie de lan house, que contará com a orientação de um técnico que ajudará as pessoas a acessarem sites, tirando suas dúvidas, orientando para o que for necessário”, afirma.

“A iniciativa está alinhada com os objetivos do ‘Sergipe Digital’, projeto pelo qual a Prodase vem trabalhando e que pretende trazer inovação tecnológica, promover a inclusão digital e aumentar a transparência das ações do Governo sergipano”, completa o presidente da Companhia de Processamento de Dados de Sergipe.

Sergipe de Todos

O ‘Sergipe de Todos’ em Propriá foi fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada.

O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Codevasf, a Prefeitura de Propriá, a AABB de Propriá, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Caixa Econômica Federal e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

Durante a segunda edição do projeto, que em breve visita outras cidades de Sergipe, também foram ofertados serviços como corte de cabelo, realização de oficinas e atividades recreativas, além de ações do INSS, do Banese, informações sobre prevenção de doenças, legislação ambiental e sobre combate à violência e à exploração sexual da criança e do adolescente, exames de medição de pressão, de glicemia e de saúde bucal, delegacia interativa, consulta de CPF e emissão e entrega do Cartão do Cidadão, em parceria com a Caixa Econômica Federal, dentre outros.

Além disso, técnicos de diversos órgãos estaduais e da Ouvidoria-Geral do Estado estiveram à disposição da população para orientá-la na busca pelos serviços nos dois dias do evento.

O Governador Marcelo Déda, o presidente da Prodase e o Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia, Ulisses de Paula, estiveram presentes no ‘Sergipe de Todos’, e conferiram de perto o funcionamento de toda a logística proporcionada pela Prodase.

Fotos: César Oliveira / ASN / SEED

Última atualização: 24 de agosto de 2017