Acessibilidade

Publicado: 28 de abril de 2014

Prefeituras e Câmaras oficializam sites com apoio da Emgetis

Órgãos do governo estadual, prefeituras e câmaras municipais localizadas em Sergipe, e, mais recentemente, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/SE) estão tendo o benefício de usar o subdomínio “se.gov.br”.

No Estado, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) é a responsável pelo serviço de DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios) e de correio eletrônico Expresso Livre, sendo portanto responsável pela cessão do subdomínio.

De acordo com o diretor presidente da Emgetis, Ezio Prata Faro, o subdomínio tem a função de oficializar os sites, trazendo um respaldo maior para estes. “Eu entendo isso como transparência. Então, tanto para o governo federal, quanto para o governo estadual, como para os municípios é importante você ter um endereço certo para que os órgãos possam te localizar para passar informações e a população possa saber tudo o que está registrado”, diz.

Ezio comenta que o subdomínio se torna o endereço virtual da prefeitura. “Tudo fica documentado e todos sabem da organização dos órgãos, ficando mais fácil de catalogar tudo que foi enviado e recebido. Não só para população, mas também para toda a gama de serviços para o poder público”, coloca.

Cessão gratuita

Todo o processo – subdomínio e e-mail corporativo – é fornecido pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) gratuitamente. Um termo de cessão assinado entre a Empresa e o órgão beneficiado inclui o subdomínio “se.gov.br” e o serviço de mensagem eletrônica (Expresso Livre). O subdomínio tem um prazo de vigência de 36 meses, podendo ser renovado.

O gerente da Área de Infraestrutura da Emgetis, Antonio Manoel de Oliveira, explica como funciona a distribuição dos domínios e do correio eletrônico. “O Comitê de Gestão de Internet (CGI) cede o serviço de DNS para a Emgetis e esta fica com a responsabilidade de administrar e ceder o domínio para os órgãos do estado. O mesmo comitê também faz um monitoramento, em que a Emgetis é notificada sobre qualquer alteração no padrão dos sites causada, por exemplo, por um hacker. Assim, o órgão beneficiado é avisado sobre as providências, caso o conteúdo seja hospedado na Emgetis”, declara.

Agendamento

As prefeituras e câmaras municipais que ainda não assinaram o termo de cessão ou de renovação do uso devem programar uma visita à sede da Emgetis para que seja feita a assinatura do termo de cessão. A Emgetis fica na avenida Adélia Franco, 3165. Bairro Grageru. Para agendar a assinatura do documento, basta ligar para (79) 3216-1003/1002.

Por Juliana Paixão (estagiária)
Supervisão: Andreza Azevedo
Foto: Ascom/Emgetis


Última atualização: 16 de maio de 2017