Publicado: 15 de maio de 2017, 15:40

Perfil de entidades de TI e apresentação do Google marcam a 94ª RFDAFs e a 128ª ROCA

Dando continuidade à programação da 94ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros (RFDAFs) e da 128ª Reunião Ordinária do Conselho da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Roca/Abep), que acontecem nesta quinta-feira, 27, e na sexta, 28, no Hotel Quality (Aracaju-SE), a diretora Administrativa e Financeira da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Maria Antonia Machado, fez uma apresentação do perfil simulado das entidades afiliadas à Abep.

“Na realidade, a maioria desses dados é uma simulação. Nossa ideia é discutir quais informações são realmente necessárias e contar com o apoio das demais entidades para criar um perfil real, com os dados verdadeiros de cada entidade”, explicou Maria Antonia.

Na simulação produzida e apresentada por ela, foram apontados itens como personalidade jurídica, vínculo administrativo, regime jurídico, quantidade de empregados, carga horária mensal, salário, último concurso realizado, aposentadoria complementar, tipo de receita e investimentos em TI.

Considerações

Uma das participantes do evento, Renata Galdino, da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic/DF) destacou a relevância da pesquisa. “Estão de parabéns a Emgetis e a Antonia Machado pela iniciativa. São dados extremamente valiosos para conhecermos as condições das demais entidades públicas de TI”, comentou.

O diretor presidente da Emgetis, Ezio Faro, disse que a apresentação do perfil simulado é apenas o pontapé inicial. “É necessário que cada um disponibilize os seus dados para que possamos ter acesso a um diagnóstico real, preciso e bastante útil para as empresas públicas de TI”, reforçou.

Já o presidente do Conselho das Associadas à Abep, Carlson Aquistapasse, destacou a importância de se determinar datas para concretização desse diagnóstico. “É importante colocar prazos para que esse trabalho vá para frente, para que cada entidade se responsabilize pelo preenchimento dos dados reais e, consequentemente, para que possamos alcançar melhores resultados”, apontou Carlson.

Google

Ainda na tarde desta quinta-feira, 27, a empresa Google fez uma apresentação demonstrando que, além do mais eficiente mecanismo de busca na web, a Google oferece uma plataforma completa de TI, com mais 60 serviços próprios e centenas de parceiros.

De acordo com Roberto Florentino, que representou a Google no evento, a essência é apresentar os serviços pagos e gratuitos da Google, de forma a explorar suas características principais. “Temos alguns exemplos bem significativos, como no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, que reduziu o número de incidentes cardiorrespiratórios através da adoção de protocolos online, o chamado Google Form”, disse.

Outro caso citado por Roberto foi na área de Segurança Pública. “Através de uma ferramenta do Google, o Governo do Mato Grosso implantou uma forma de o cidadão enviar uma denúncia via celular para a Secretaria de Segurança Pública, que localiza a ocorrência e gera gráficos com um painel de controle e gestão de ações”, reforçou.

Por Andreza Azevedo
Fotos: Pedro Leite

Skip to content