Publicado: 13 de julho de 2017, 11:40

Lan house do Sergipe Internet garante acesso até domingo

Desde o início dos festejos juninos, turistas e sergipanos contam com mais uma alternativa de entretenimento: a lan house do projeto Sergipe Internet. Além de dançar muito forró, mais de 500 visitantes do Arraial do Povo, na Orla de Atalaia, acessaram gratuitamente à rede mundial de computadores. A lan house fica em funcionamento até domingo, 11, para utilizar o serviço basta comparecer ao local, a partir das 14h, e fazer o cadastro.

Visando ampliar os horizontes do Estado e garantindo à população acesso aos meios de informação e comunicação, o Projeto Sergipe Internet – encabeçado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc) e executado pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) – promove inclusão. Um exemplo disso é o estudante Yago Cardoso, que mora próximo à Orla de Atalaia e utilizou o serviço. “Venho quase todos os dias à lan house, porque não tenho computador em casa. Aqui posso ficar à vontade, porque acesso à internet de graça. É massa”, enfatizou.

O garçom Marcelo de Matos não fez diferente, para aproveitar o tempo disponível se dirigiu ao local. “É muito bom este espaço, porque facilita o acesso à internet para as pessoas que não tem condições. Eu sempre repasso as informações sobre esse serviço, que achei um diferencial”, contou. Presente graças à comunicação feita pelo garçom, o senhor José Maria, que trabalha perto do Arraial, foi conferir a lan house: “é a primeira vez que venho aqui e pretendo voltar, porque é ótimo”.

Para o monitor Luan Lázaro dos Santos, a aceitação do público é boa. “Percebo que as pessoas gostam do serviço, desde turistas a pessoas da própria comunidade. Alguns que comparecem aqui muitas vezes não sabem mexer em computador e a gente [os monitores] acaba auxiliando. Grande parte sai satisfeita e fala que vai voltar à lan house”, observou.

Internet sem fio

O projeto Sergipe Internet contempla também as pessoas que posssuem equipamentos que captam o sinal de internet sem fio, como notebook e smartphone. A Orla de Atalaia conta com quatro zonas Wi Fi permanentes, que abrangem a Passarela do Caranguejo, o Monumento aos formadores de nacionalidade, a região dos Lagos (atrás do Oceanário) e a Praça de Eventos. Esse serviço de internet sem fio está sendo bastante utilizado, prova disso é que desde fevereiro já foram contabilizados 14 mil acessos à internet na região.

Além da Orla, mais duas zonas Wi Fi foram instaladas: uma na região do Mercado Antônio Franco e outra no município da Barra dos Coqueiros – especificamente na praça do Terminal de Integração Rodoviário Adailton Martins de Oliveira. Segundo a coordenadora do Sergipe Internet e técnica da Casa Civil, Isabela Piva, o Sergipe Internet tem como objetivo difundir o conceito de conectividade e proporcionar facilidade no acesso à internet ao turista e ao cidadão sergipano.

Sergipe Internet e o UCA

Para os próximos meses está prevista a instalação de mais três zonas Wi Fi na Barra dos Coqueiros. “A ação visa atender uma demanda que surgirá em função do projeto Um Computador por Aluno (UCA)”, informou Isabela Piva.

Skip to content