Publicado: 11 de maio de 2017, 11:10

Governo: Seed e Emgetis trabalham a inclusão digital de deficientes visuais

Para facilitar o processo de comunicação interna no Governo de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) estão realizando adaptações no sistema de comunicação institucional, por meio do domínio ‘Expresso´, permitindo a acessibilidade de todos os seus funcionários e colaboradores com deficiência visual.

A iniciativa partiu da Seed e conta com o apoio e acompanhamento direto da Emgetis, que já reuniu técnicos especializados para abordar o assunto e discutir providências.

Estiveram na reunião, a técnica da Emgetis Edjane Meneses e a assessora de Comunicação, Daniele Machado, a jornalista Claúdia Endlein e o deficiente visual Jossivaldo Silva, ambos representando o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

Conversão de textos em áudio

Algumas medidas já têm encaminhamento. Por meio de uma recomendação, a ser encaminhada pela Emgetis, toda solicitação de envio de mensagens feitas pelos órgãos e entidades do Governo para a empresa, deve conter não apenas informações em formato de imagem, prática realizada atualmente, e sim disponibilizar também o mesmo conteúdo em formato de texto.

A partir desta iniciativa, os deficientes visuais poderão fazer a “leitura” dos comunicados internos, utilizando ferramentas que convertem automaticamente o texto em áudio.

“Em formato texto, o conteúdo se torna mais acessível e assim podemos ter compreensão acerca do assunto abordado”, explica Jossivaldo Silva, deficiente visual e funcionário da Divisão de Educação Especial da Seed, acrescentando que as fotografias publicadas no site podem também ser compreendidas quando há uma legenda explicativa.

“Nossa pretensão é ampliar iniciativas como estas, contemplando não só a comunicação interna do Governo, mas todos os meios de comunicação que alcancem a sociedade sergipana”, afirma Elton Coelho, diretor de Comunicação da Seed.

Assessoria e Tecnologias de Informática

“O primeiro passo dessa experiência será o ´Expresso´, e-mail do governo, depois trabalharemos as possibilidades nos sites institucionais”, reforçao secretário Jorge Carvalho.

Daniele Machado, da Emgetis, explica que será providenciada pela empresa a adequação das normas de divulgação do Expresso, com recomendações a todos os usuários da rede de e-mails do Governo do Estado para que eles se adéqüem às essas exigências.

“Quando posta em prática, a medida deverá ser adotada por todas as Assessorias de Imprensa do Governo do Estado e as bases de Tecnologia da informação”, acrescenta.

*Ascom/Seed
*Foto Eugênio Barreto/Seed

Skip to content