Publicado: 20 de julho de 2017, 11:01

Governo oferece serviços online à população de Carira

Acesso gratuito à internet, jogos educativos e serviços públicos online. Essas foram algumas das novidades levadas pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) à cidade de Carira, situada no Agreste Central de Sergipe, durante esta sexta-feira, 26. A iniciativa faz parte do programa Sergipe de Todos, que oferece à população do interior sergipano os serviços dos órgãos, das secretarias e de entidades parceiras, aproximando o Governo do cidadão.

 

Como em todas as edições do programa, a Emgetis ficou responsável por possibilitar o acesso à rede mundial de computadores, viabilizando desde a prestação de serviços no evento até a disponibilidade de uma lan house pública. A rede sem fio de comunicação (wireless) gerenciada pelo órgão apresenta o suporte de uma infraestrutura composta por softwares que bloqueiam a invasão de programas mal intencionados, hackers e o acesso a conteúdos impróprios, garantindo-se a segurança.

Lan house do Governo

Nome e senha foram os requisitos necessários para acessar a internet e conhecer os serviços públicos online, além da possibilidade de brincar com jogos educativos. Foi dessa forma que mais de 200 pessoas usufruíram da lan house administrada pela Emgetis.

“Nunca nenhum projeto desse chegou aqui na cidade. É muita novidade. É ótimo”, disse o estudante Gesser Oliveira Júnior, que pela primeira vez utilizou um notebook e explicitou a satisfação em navegar gratuitamente na internet. Ele e sua colega Letícia Costa compareceram várias vezes à lan house para aproveitar a novidade.

Os internautas puderam navegar pelo Portal de Sergipe e conferiram mais um meio de interação com o Governo, pois através da página é possível acessar serviços como o Boletim de Ocorrência online, emissão de segunda via de conta de água/esgoto, entre outros. Já o público infantil optou pela diversão, navegando nos sites de jogos educativos liberados exclusivamente para a criançada. Para o coordenador da equipe, Luiz Eduardo, “o serviço prestado pela Emgetis se faz necessário, pois percebe-se em todas as edições do Sergipe de Todos a grande procura, comprovando o sucesso da lan house. A demanda é percebida através da ferramenta de controle de acesso, em que se verifica a presença constante de filas para utilização da Internet”.

Skip to content