Governo obtém nova redução no custo de telefonia
Buscando atender à meta fixada pelo governo de redução de gastos administrativos, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis) estabeleceram padrões para o uso de telefones celulares e novas regras de tarifação para o uso de ramais telefônicos, tipo Voice Net, integrados à rede privativa (VPN – virtual private networking) contratada pelo Governo à operadora de telefonia Oi.
Desde setembro os novos padrões vêm sendo implantados, o que exigiu a migração dos planos dos celulares corporativos e a implantação de um novo sistema informatizado, utilizado pelas Secretarias através da internet, que permite a gestão do consumo de todos os aparelhos utilizados pelo Governo.
A partir de agora, o novo sistema permitirá a redução dos custos fixos com assinaturas e com franquias fixas (Plano Oi Controle). Somente será faturado pela operadora o que efetivamente for utilizado no mês em curso, dentro dos limites estabelecidos para os celulares. No modelo anterior, o pagamento da concessionária era feito pelo valor integral da cota definida, mesmo que o limite não tivesse sido atingido. Também está incluído no novo processo um pacote de 1.000 minutos, para cada linha de telefonia móvel, destinado a ligações que tenham como destinos os ramais de telefones fixos integrados da rede do Governo (Voice Net – fixo com prefixo 3179). Até esse limite, não haverá ônus para o Governo na conta entre celulares de uso público e os ramais de telefone fixo das Secretarias integradas à rede. Finalmente, os limites vigentes passam a ser controlados diretamente pela Secretaria de Administração, permitindo maior agilidade e confiabilidade ao controle.
Migração exigiu números únicos
Por conta da integração entre a telefonia fixa integrada e a móvel, se impôs a necessidade de se usar apenas 4 dígitos entre as linhas. Por isso, foi necessário eliminar as coincidências de números que existiam. Primeiro foram eliminados os números de celular que contêm 0 ou 9 no quinto dígito (Ex: 8802-x458) ou que contêm 190 ou 192 do quinto ao sétimo digito (Ex: 8811.1926). Em seguida, foram trocados os números de celulares e de ramais Voice Net que tinham os 4 últimos dígitos idênticos. Mais informações sobre o assunto, clique aqui.
Salientamos que os eventuais problemas detectados no processo de migração são de responsabilidade da Oi, e não vão gerar qualquer pagamento pelo Governo. Esse é o caso de alguns números que, por alguns dias, tiveram problemas com mensagens de erros ou geraram tarifação dentro da própria rede do Governo. Para evitar ônus, por conta dessa ocorrências, a Secretaria da Administração suspendeu o pagamento das faturas de telefonia móvel com vencimento em 01/11/2007 e 01/12/2007, até que o processo esteja completamente implantado e sem mais ocorrência de qualquer erro pela prestadora de serviço.