Governo de Sergipe testa acesso à internet sem fio na Orla de Atalaia

Neste verão, sergipanos e turistas poderão ter acesso gratuito à internet na Orla de Atalaia. O Governo do Estado está implantando o projeto Verão Digital, em caráter experimental, cujo objetivo é permitir o acesso por meio da conexão wireless (sem fios) em vários pontos da Orla. Entre 10 de janeiro e 31 de março, período em que as novas tecnologias estarão sendo testadas na Orla, qualquer pessoa com um notebook poderá acessar a internet. Além disso, serão disponibilizados computadores com acesso à rede mundial de computadores em pontos fixos para atender grupos de estudantes e públicos específicos.

Viabilizado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, o projeto está sendo executado pela Empresa Sergipana de Tecnologia e Informação (Emgetis), com o apoio de outros órgãos estaduais e com a parceria da empresa de telefonia Oi. Com a iniciativa, o governo pretende avançar nos projetos de universalização do direito aos meios de informação e comunicação, que já está se tornando realidade nas escolas públicas do Estado.

Segundo o secretário da Casa Civil, Oliveira Júnior, com o Verão Digital o Governo de Sergipe proporciona à população o que há de mais moderno em disponibilização de infraestrutura e serviço wireless. “Além de atender o turista em deslocamento, o acesso à internet de forma gratuita garantirá, sobretudo, mais cidadania, fundamental para dar suporte ao avanço que vem acontecendo na informática educacional, onde 70% das escolas públicas sergipanas dispõem de recursos para usar a banda larga no acesso à internet. Isso demonstra o potencial do uso da rede mundial de computadores como uma ferramenta de aprendizagem e de cidadania, mas para isso precisamos avançar na inclusão digital”, afirmou.

Local do projeto

Além de cobrir digitalmente alguns pontos da Orla de Atalaia, durante os meses do verão, difundindo o conceito de conectividade (rede wireless), serão disponibilizados pontos de atendimento ao cidadão no Centro de Arte e Cultura J. Inácio e no prédio localizado em frente à área do Sesc. Nestes locais, os internautas poderão ter acesso ao portal (http://www.veraodigital.se.gov.br) do Governo, que contém informações sobre os serviços proporcionados pelos órgãos estaduais e ainda sobre pontos turísticos, eventos, agenda cultural e notícias.

A abrangência do Verão Digital compreende a área da Orla de Atalaia, contemplando uma extensão de 3,7 km, iniciando no Farol da Atalaia e finalizando na Passarela dos Caranguejos. A ideia de propiciar cobertura de internet na Orla surgiu da necessidade daquela região, que é tem predominância de locais turísticos, como hotéis, bares e restaurantes, além de áreas de lazer e espaços recreativos. Serão quatro pontos móveis de zona Wi-Fi (internet sem fio) e mais dois pontos fixos de acesso gratuito.

Inclusão digital

Outra grande ação do Governo do Estado no quesito inclusão digital é a difusão de internet de banda larga nas unidades de ensino em Sergipe. Hoje, 294 escolas da rede pública do Estado já têm internet com banda larga, o que corresponde a 70% do total de escolas estaduais. Além disso, foram montados 180 laboratórios de informática, realizados mais de 30 cursos de capacitação de professores, beneficiando mais de três mil servidores, e distribuídos computadores para mais de mil professores através do Programa de Inclusão Digital (Proid).

Há também a expectativa de que Sergipe seja contemplado no projeto UCA – um computador por aluno, do governo federal, ainda em 2010. O Governo do Estado pretende potencializar o acesso desses computadores à internet, facilitando o uso para os alunos da rede pública.

Fonte: Ascom da Casa Civil

Última atualização: 31 de julho de 2017 10:25.

Pular para o conteúdo