Publicado: 20 de junho de 2017, 11:11

Governo de Sergipe inova com Gestão de Processos de Negócios

O Governo de Sergipe, através da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), trabalha para adotar as melhores práticas com a gestão de processos de negócios aplicada ao e-Doc Sergipe – Sistema para Gestão Eletrônica de Processos e Documentos. A iniciativa visa aplicar o novo conceito que une os recursos de TIC a metodologias de administração, focado na otimização e no controle dos processos corporativos.

Entre as primeiras ações da gestão de processos de negócios está a implementação no e-Doc Sergipe de cinco processos que envolvem os órgãos do Governo: emissão de parecer técnico, nomeação de servidor, exoneração de cargo em comissão, atualização da estrutura organizacional e Solicitação de Autorização de Contratações Estadual.“Todos esses processos já estão no e-Doc e foram homologados pelos técnicos da Emgetis, validando-se todos os mapeamentos e fluxos”, explica Francisco Rocha, membro da equipe do Escritório de Processos de Negócios (Epron).

Disseminação de novos conceitos

A partir de agora, o Epron promove a capacitação de servidores estaduais e tem como meta ampliar a visão de gestão de processos no âmbito do Governo, bem como, fomentar a nova cultura de administração. Para isso, desde o final de Agosto, a Emgetis e a Secretaria de Estado de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag) realizam o curso “Gerenciamento de Processos de Negócio aplicado ao e-DOC Sergipe”, que conta neste primeiro momento com uma turma de 16 servidores.

Durante o curso, são abordados conceitos acerca de temas como: definição de processo, cadeia de valores e matriz de G.U.T – utilizada para priorizar problemas, considerando a gravidade, a urgência e a tendência. “Nós, instrutores, ministramos o conteúdo que está dividido nas seguintes áreas do gerenciamento de processos de negócios: modelagem, análise, desenho, indicadores de desempenho e ferramenta para implementação”, explica Francisco Rocha.

Para a facilitadora Ana Néri Aquino Leal de Queiroz, a expectativa é que as 36 horas de curso habilitem os servidores a mapear os próprios processos, subsidiando a Emgetis na disponibilidade dos processos corporativos já implementados no sistema e-DOC. “Pretendemos passar aos colaboradores da Seplag as novas práticas de gerenciamento, para que eles entendam a nova forma de trabalhar seus processos, buscando o foco do cliente, para o melhor desempenho e atendimento ao cidadão”, esclarece Ana.

Inovação

A parceira mantida entre a Emgetis e a Seplag visa também a formação de gestores de processos no âmbito do Governo. “Esta é uma turma piloto, em que serão validados o nível de aprendizado e a formatação do curso. Posteriormente, vamos estender o treinamento para servidores dos outros órgãos, porque a ideia é capacitar pessoas para atuarem com a gestão de processo adequada ao e-DOC”, conta a superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da Seplag, Deborah Arôxa.

Para a superintendente, Sergipe sai na frente com adoção da gestão de processos e garante o cumprimento da diretriz governamental de Modernização Administrativa. “Um dos benefícios desta iniciativa é otimizar os resultados das organizações, melhorando a sua atuação e com mais competitividade. Sergipe está na vanguarda na área de Gerenciamento de Processos, dando um passo inovador”, conclui.

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