Publicado: 5 de maio de 2017, 12:09

Governo apresenta projetos de melhorias em serviços virtuais ofertados pelo estado

A capital sergipana receberá grandes nomes da tecnologia mundial nas áreas de data center, rede de banda larga e governo eletrônico, durante o seminário ‘Modernização de Expansão das TIC’s em Sergipe’. As palestras terão como foco o modelo de execução do Plano de modernização e expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que ocorrerá no estado, sob a coordenação da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis). O evento é realizado pelo Governo de Sergipe e acontecerá na próxima terça-feira, 29, às 8h, no hotel Radisson.

Como integrantes do consórcio vencedor da licitação realizada pela Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), os palestrantes aproveitarão a oportunidade para apresentar a metodologia dos trabalhos a serem efetuados no estado para execução dos projetos de modernização e expansão da TI em Sergipe.

O Plano de modernização e expansão de TI é uma idealização da Emgetis em parceria com a USTDA que possibilitará um investimento de cerca de US$ 600 mil (mais de R$ 2,3 milhões), sem custos para o Estado, em projetos de implantação de uma rede banda larga de alta velocidade e segurança, bem como um ambiente de armazenamento de dados da Rede Governo (Data Center).

Em prática, o projeto possibilitará o desenvolvimento de um sistema de governança integrada, que proporcione uma maior velocidade e eficiência na entrega dos serviços públicos, principalmente nos setores da saúde, segurança e educação.

“Teremos uma maior eficiência nas ações de segurança pública do Estado, contribuindo com uma melhor interligação de delegacias e órgãos de segurança, monitoramento de segurança por câmeras, reduzindo o tempo de resposta para solução de delitos e, consequentemente, diminuindo índices criminais. Na saúde, teremos uma rede mais ágil que interligará as unidades de pronto atendimento, urgências e postos de saúde, permitindo o uso de novas tecnologias, como a telemedicina. E na educação, nosso projeto prevê uma ampla inclusão digital, pois conectaremos todos os municípios do Estado, levando banda larga de alta velocidade a telecentros públicos e escolas”, explica o coordenador do projeto e assessor de planejamento estratégico da Emgetis, Mário Vasconcelos.

No seminário serão abordados os temas ‘Visão geral do projeto da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento – USTDA’, ‘Tendências e melhores práticas mundiais para data centers’, Redes estaduais de banda larga: o caso do Cinturão Digital do Ceará’ e ‘Tendências e melhores práticas em governo eletrônico’.

As palestras serão ministradas por Peter Sacco, presidente fundador da PTS Data Center Solutions, engenheiro elétrico Sênior de Data Centers e especialista em segurança de Data Centers; John Savageau, engenheiro Sênior de Redes e Telecomunicações – Wireless; Flávio Feferman, presidente da empresa Developing Markets Group e professor adjunto na Universidade da California, Berkeley (Haas Business School); e Fernando Carvalho que é estrategista em TIC e especialista em Políticas Regulatório TIC e em Aquisições/Editais TIC.

Visitas

Após o seminário, os palestrantes farão visitas a órgãos estaduais e federais para conhecer a atual estrutura de TI no estado e discutir sobre os projetos estratégicos de data Center, rede banda larga e TI.

Skip to content