Acessibilidade

Publicado: 14 de dezembro de 2009

Gestores estaduais de tecnologia participam do último encontro de 2009

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) promoveu nesta segunda, 14, mais um Encontro de Gestores Estaduais de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) para finalizar questões da área tratadas durante todo este ano. No evento foram discutidos temas como o planejamento das novas etapas de implantação do e-DOC Sergipe e o Plano Diretor de TIC (PDTIC).

Os gestores foram informados que o PDTIC será concluído em fevereiro do próximo ano, com uma formatação eletrônica e integrado a uma ferramenta de gestão de projetos. Em relação ao e-DOC Sergipe, sistema para gestão eletrônica de processos e documentos, foram expostas as próximas ações: a criação de documentos eletrônicos, a implantação dos Certificados Digitais, a conclusão do mapeamento dos processos do Governo e a digitalização e indexação de documentos.

Segundo o presidente da Emgetis, Ulisses Benedito de Paula, os documentos eletrônicos serão o ofício e a CI (Comunicação Interna), com formatos padronizados. “O módulo de Protocolo já antecipa a questão da tramitação, pois abrange os fluxos dentro de cada órgão e no âmbito do Governo”.

Quanto à Certificação Digital, a previsão é de que o processo de aquisição seja concluído neste mês com a implantação a partir de janeiro de 2010 e inicialmente alcançará os dirigentes máximos dos órgãos, bem como os ordenadores de despesas.

Está em andamento o mapeamento de processos como o de Solicitação de Autorização ao Conselho de Reestruturação Administrativa e Financeira (Crafi) – relacionada a compras da Administração, e o de Nomeação e Exoneração. “Esse é o coração do e-DOC, na verdade. Isso é o que vai fazer a diferença. O e-DOC não é simplesmente um sistema para gerar documento eletrônico com assinatura digital, ele é muito mais que isso”. Ulisses declarou que o mapeamento possibilitará estabelecer indicadores que darão subsídios para melhorar e desburocratizar os processos.

Novidades

Foi criado um novo canal de comunicação entre os gestores de TIC, o Fórum Emgetis, que consiste em um espaço voltado para esclarecimento de dúvidas e discussões de temas da área.

A outra inovação anunciada durante o encontro foi o acesso sincronizado à Agenda do Expresso Livre Sergipe, disponibilizado aos usuários do smartphone BlackBerry. A tecnologia possibilita a inclusão e edição de compromissos a partir do próprio aparelho.


Última atualização: 31 de julho de 2017