Força-tarefa e parcerias estratégicas garantem restabelecimento dos serviços da Emgetis

Ação teve objetivo de resolver rapidamente impactos causados em equipamentos de rede

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) criou uma sala de crise na última semana, para intensificar a solução dos problemas gerados por falhas elétricas nos sistemas que suportam os serviços essenciais do Governo de Sergipe. A ação teve como objetivo resolver rapidamente os impactos causados em equipamentos de rede no fim de semana, garantindo que os serviços do estado, em especial os de saúde, fossem restabelecidos com máxima urgência.

A Emgetis, responsável por operacionalizar recursos e soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito estadual, coordenou a resolução dos problemas e a continuidade das operações, mesmo com falhas inesperadas no sistema elétrico. João Pereira, presidente da instituição, destacou a agilidade e o trabalho em conjunto da equipe para superar a crise. “A sala de crise foi montada de forma estratégica para reunir todos os profissionais necessários e agir rapidamente. Estamos comprometidos com a governança e o bom funcionamento das TIC do Governo de Sergipe, e nossa prioridade foi garantir que tudo voltasse à normalidade no menor tempo possível”, afirmou.

Medidas emergenciais

Uma falha elétrica afetou o nobreak e um dos geradores do Datacenter da Emgetis, o que ocasionou em problemas em diversos equipamentos de rede essenciais para a operação dos serviços do Estado. Para mitigar os efeitos imediatos, a equipe técnica da Emgetis substituiu os equipamentos por unidades de menor capacidade, garantindo que as operações não fossem completamente interrompidas.

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) forneceu equipamentos para substituir as máquinas temporárias por switches. Esse processo foi essencial para restaurar a qualidade e a velocidade da rede da Emgetis, que devido ao uso de equipamentos de menor capacidade, estava funcionando de forma provisória. Durante a substituição houve uma interrupção nos serviços, mas a operação foi rapidamente normalizada.

Antônio Manuel, gerente da área de infraestrutura da Emgetis, explicou como a equipe enfrentou a situação. “A Emgetis passou por uma crise provocada por falhas em equipamentos que fornecem energia para o nosso Datacenter, e isso gerou uma indisponibilidade geral nos serviços do Governo. O Banco do Estado de Sergipe (Banese) nos auxiliou em todos os aspectos relacionados ao restabelecimento de energia, enquanto a Seduc contribuiu com os equipamentos necessários para o restabelecimento da comunicação de dados”, destacou.

Colaboração com Banese e Seduc

Marco Antônio Queiroz, presidente do Banese, expressou a satisfação em poder apoiar a Emgetis. “Enquanto banco público estadual, o Banese atua sempre em parceria com órgãos da administração pública, para somar e potencializar as ações de atendimento à população sergipana. As atividades da Emgetis são fundamentais para as atividades das instituições do Governo do Estado. Assim que fomos convocados, entramos em ação para auxiliar com a tempestividade necessária e ajudar a solucionar a situação “, destacou.

Já o gerente de Área do Banese, André Prudente, reforçou o passo a passo do processo: “Enviamos de prontidão nossa equipe técnica para trabalhar em conjunto, estabilizar o sistema e diminuir os riscos da pane elétrica sofrida. Em um segundo momento apoiamos o desmonte de um equipamento mais antigo e emprestamos um nobreak para servir de suporte e apoio para segurar a rede estabilizada da Emgetis durante esse processo”.

A Seduc, por meio de sua colaboração, foi responsável pela doação de equipamentos. “Diante da complexidade da situação, consideramos os impactos que a indisponibilidade dos serviços causaria não só para as unidades da secretaria, mas para todo o Estado. Com isso, de imediato a Seduc, através da Assessoria de Tecnologia, autorizada pelo diretor Breno Santos, colocou à disposição sua equipe técnica, como também a hospedagem de equipamentos essenciais no Datacenter. Foram disponibilizados ainda dois ativos de rede para garantir o funcionamento dos serviços prioritários”, explicou Adilson Andrade, coordenador da Área de Infraestrutura Tecnológica da Seduc.

Situação normalizada

Após intensa mobilização, a sala de crise foi desativada quando os serviços essenciais já haviam sido totalmente restabelecidos. De acordo com o presidente da Emgetis, João Pereira, “grande parte dos serviços voltaram a funcionar na última quarta-feira, 4, e a operação foi sendo normalizada gradativamente graças à dedicação de toda a equipe interna e ao apoio incondicional de nossos parceiros”.

João Pereira concluiu: “Continuamos com a nossa missão de garantir a governança da Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo Estadual e com nosso compromisso de servir à população sergipana”.

Última atualização: 9 de dezembro de 2024 10:13.