Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação celebra 15 anos com ações que buscam modernização de serviços prestados à população

Emgetis tem como princípio fundamental encarar a tecnologia da informação como um elemento estratégico na busca por resultados positivos

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) comemora nesta segunda-feira, 27, seu 15º aniversário. A empresa tem como princípio fundamental encarar a tecnologia da informação como um elemento estratégico na busca por resultados positivos, contribuindo assim para uma prestação de serviços públicos mais eficientes e eficazes ao cidadão.

De janeiro a novembro, foram criados e tramitados, por meio do sistema de gestão documental e-Doc, por exemplo, 160.912 processos e 1.449.679 documentos. O gerenciador eletrônico permite criar, editar, gerenciar e armazenar documentos e processos de forma eletrônica e eficaz, tornando o dia-a-dia da administração pública mais fácil e funcional e, consequentemente melhorando os serviços prestados à população. Desde a sua implantação, em 2009, foram criados 6.726.651 documentos; implementados 492 modelos de documentos; realizados 57 atendimentos a órgãos e entidades; atendidos 13.811 usuários internos e 55.548 usuários por meio do Protocolo Externo. Foram, ainda, 459.446 processos criados e tramitados; 1.500 acessos simultâneos; 382 tipos de processos.

O sistema e-Doc proporcionou, também, o acesso a 37.989 usuários do Correio Eletrônico Expresso Livre Sergipe e a 3.153 usuários do Correio Eletrônico Corporativo destinado a prefeituras e câmaras municipais.

Segundo o presidente da Emgetis, João Pereira, a empresa, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), alcança a promoção das melhores práticas de trabalho e gerenciamento de Tecnologia da Informação, sendo legalmente responsável por cuidar da Governança da área e prestar serviços corporativos no âmbito do Governo Estadual. “Para aprimorar diariamente a segurança das informações, encontra-se em andamento o desenvolvimento da integração do Protocolo Externo com o gov.br. A conclusão desse projeto está prevista para janeiro de 2024. Mantemos o sistema e-Doc desempenhando atividades que envolvem esclarecimentos de dúvidas, elaboração de formulários conforme solicitações dos órgãos e conexão com bases de dados”, informou João Pereira.

Ainda de acordo com o gestor, a Emgetis desempenha um papel fundamental na gestão estadual, possibilitando que os demais órgãos integrantes do governo alcancem com qualidade os seus objetivos. “Viabiliza o acesso a documentos eletrônicos de qualquer órgão da Administração Pública Estadual e do Poder Executivo realizado por meio do Protocolo Externo, que é um módulo integrante do sistema e-DOC. Diariamente, aproximadamente 50 cidadãos recebem orientações por meio do aplicativo WhatsApp. Registramos 2.589 atendimentos por e-mail, além do suporte oferecido através do sistema GLPI, que é uma plataforma virtual de atendimento. A Emgetis oferece suporte a órgãos por meio dos 33 sites desenvolvidos e implementados pela equipe, além de estar atualmente em fase de desenvolvimento de mais cinco”.

Serviços e suporte

Para assegurar a qualidade na contratação de produtos e serviços voltados para a área de Tecnologia da Informação pelo governo, a Emgetis analisou mais de 150 processos, resultando na emissão de 135 pareceres técnicos. Desenvolveu e disponibilizou o formulário para a pesquisa a ser respondido pelos servidores públicos e implantou telefonia VoIP (protocolo de telefonia via internet) em 18 unidades do governo. Assim como acompanhou a instalação de um circuito IP de 10Gbps, para atendimento às demandas de conexão à Internet pelas unidades do Governo do Estado.

A Emgetis apoiou tecnicamente eventos do Governo do Estado, incluindo a transmissões ao vivo pela plataforma YouTube, a exemplo do Seminário sobre EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais), promovido pela Secretaria de Estado da Transparência e Controle (Setc). Já na área de suporte, foram realizados 19.541 atendimentos para usuários internos, que incluem servidores públicos. Os atendimentos abrangeram diversas áreas, tais como acesso a Redes Sociais, Backup, Banco de Dados, Comunicados, Consultoria, Data Center, e-Doc, Expresso, Hardware, Rede Lógica, Sites, Software, Telefonia, Voz e Dados.

“Os números apresentados refletem o compromisso do Governo do Estado em fornecer suporte técnico, promover a modernização dos processos governamentais e garantir a eficiência nas operações relacionadas à Tecnologia da Informação. A integração de sistemas, o desenvolvimento de sites, a digitalização de processos e a participação em eventos governamentais demonstram um papel central na busca pela inovação e na melhoria contínua dos serviços prestados ao cidadão e aos órgãos do governo. Nossos sinceros parabéns e agradecimentos a todos que fazem parte da Emgetis, contribuindo com dedicação para o sucesso da empresa”, destacou João Pereira, presidente da Emgetis.

Fundação

Desde a sua concepção como Prodase, em 21 de dezembro de 1977, contam-se 46 anos dedicados ao atendimento ao cidadão. Em 26 de agosto de 2004, por meio do Decreto-lei nº 5.414, criou-se a Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis), que assumiu as atividades da Prodase. Em 2 de abril de 2007, após a Reforma Administrativa, a Agência passou a ser vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil e foi designada para coordenar as políticas públicas na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Em 2 de janeiro de 2008, visando garantir o vínculo empregatício dos servidores públicos estaduais concursados para a Prodase, que extinguiu a Agetis e trouxe de volta a Prodase. Em 27 de novembro efetivou-se Emgetis.

Última atualização: 28 de novembro de 2023 10:55.

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