Nova ferramenta substitui o E-Doc e integra etapa estratégica da transformação digital no Governo de Sergipe
A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) iniciou, junto aos seus colaboradores, a capacitação para uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que substituirá o E-Doc – sistema utilizado pelo Governo de Sergipe nos últimos 15 anos para tramitação de documentos e processos administrativos. A adoção do SEI representa uma nova fase da transformação digital do Estado, com foco em eficiência, agilidade e transparência, conforme estabelece o Decreto Estadual nº 1.055/2025. A previsão é de que o sistema seja implantado de forma integral até dezembro de 2026.
Designada como órgão técnico do projeto, a Emgetis é responsável por toda a infraestrutura tecnológica, configuração do ambiente e suporte técnico do SEI, além de integrar o projeto piloto de implantação do sistema ao lado de órgãos estratégicos: Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado da Transparência e Controle, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Procuradoria Geral do Estado de Sergipe, Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília e Secretaria de Estado da Casa Civil.
Atualmente, o ambiente do SEI está em fase de configuração, com os processos internos já mapeados junto às áreas responsáveis. A partir da implantação, não haverá mais criação de documentos avulsos: toda a documentação deverá obrigatoriamente integrar um processo formalizado, promovendo maior controle, integração e celeridade nas rotinas administrativas.
Como parte essencial desse processo, todos os colaboradores da Emgetis devem realizar o curso “Sistema Eletrônico de Informações – SEI! USAR”, oferecido gratuitamente pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), por meio da Escola Virtual do Governo Federal. O curso tem carga horária de 20 horas e está disponível no link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/74.
Segundo Lucimara Nunes, gestora de Recursos Humanos da Emgetis, a capacitação é estratégica e neste primeiro momento deve ser realizada por todos que fazem a empresa. “Estamos conduzindo esse processo com seriedade e planejamento. A qualificação dos nossos profissionais é fundamental para garantir a excelência na implantação do SEI e o suporte aos demais órgãos do governo”, afirmou.
Para a gerente do projeto SEI e gerente da Área de Sistemas de Informação da Emgetis, Helga Barreto, o momento é de transformação. “Estamos diante de uma mudança estrutural na forma de lidar com a gestão documental no Estado. É essencial que nossa equipe esteja preparada desde agora para garantir uma transição segura, eficiente e colaborativa”, destacou.
O presidente da Emgetis, Bráulio Abreu, reforçou o compromisso da empresa com a liderança técnica do processo. “Todos os colaboradores da Emgetis deverão apresentar o certificado de conclusão do curso até o dia 25 de agosto. Esta exigência tem como objetivo não apenas garantir o domínio da ferramenta, mas também posicionar a Emgetis como referência em capacitação e prontidão para conduzir esse marco da transformação digital no Governo de Sergipe”, ressaltou.







