Publicado: 31 de julho de 2017, 12:04

Emgetis comemora o Dia da Secretária

No dia 30 de setembro comemora-se o Dia da Secretária. O início da profissão surgiu em decorrência da primeira datilógrafa.

A profissão de secretário (a) não tem sua origem muito conhecida. Mas, de acordo com o dito popular, o termo secretária originou da palavra segredo. Característica inerente à profissão.

Porém, pesquisas mais concretas afirmam que o Dia da Secretária surgiu com Lilian Sholes, a primeira mulher a datilografar em público. Ela era filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever, em 1867, durante a segunda fase da Revolução Industrial. Lílian fazia aniversário em 30 de setembro de 1850, e, no centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram comemorações e concursos para eleger a melhor datilógrafa.

Muitas secretárias participavam dos concursos, que passaram a ser repetidos todos os anos, no dia 30 de setembro. A data tornou-se conhecida como o “Dia das Secretárias”. Com o surgimento das associações de classe, a data foi popularizada como forma de reconhecimento da profissão. Alguns Estados brasileiros tornaram oficial o 30 de setembro.

Dicas de secretária para secretária

A secretária da Diretoria de Administração e Finanças (Diraf), Eurinete Hora, mais conhecida como Nete, acorda todos os dias por volta das 5h30, para organizar a casa, os três filhos e o marido. Mesmo assim, ela não desce do salto e nem dispensa uma bela roupa, além de caprichar nos acessórios. Cada dia ela aparece com um estilo diferente, sempre trazendo uma novidade à tona. Mas, para isso, ela toma muito cuidado para não fugir da etiqueta e cometer gafes, pois segundo Nete, “é importante e elegante termos sempre uma boa aparência estarmos preparadas para receber bem as pessoas”.

Além disso, outros pontos indispensáveis para ser uma boa secretária é ser educada, humilde e ter uma boa relação com toda a empresa, principalmente, no sentido de pedir por favor e desculpa, quando necessário”. “Isso não é humilhação para ninguém. Pelo contrário, mostra que você é capaz de reconhecer o seu erro e tentar melhorar na próxima oportunidade. Demonstra que a pessoa tem maturidade para lidar em qualquer situação”, completa.

Já para a gerente da Área de Governança e Inovação (Argin), Sueli Bacelar, “cumplicidade, prestatividade e dedicação são as principais requisitos para ser uma boa secretária”. Ainda de acordo com Sueli, para ser secretária é preciso discrição. “Para isso, o ditado popular ‘cego, surdo e mudo’ se encaixa muito bem”.

Um ponto que ambas destacaram e concordoram é a importância do bom humor, de ter sempre um sorriso de boas-vindas estampado no rosto, e da simpatia, já que é ela o intermédio entre o gerente e o público, por exemplo, no recebimento e entrega de documentos, na recepeção de uma visita, entre outras atividades.

Uma homenagem mais que justa

“Uma profissão na qual, mais do que em qualquer outras, se faz indispensável a aliança do carinho com a firmeza, por parte de que exerce. Ser secretária, hoje, é optar por uma profissão. É gostar do que faz.É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência do seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessora e agente facilitador, pois o que seria de uma empresa que não tem uma pessoa ouvinte, administradora, que saiba mapear, executar e pleitear meio para que, no final, tudo dê certo?

Seu trabalho não se restringe apenas ao relacionamento com as pessoas, vai muito além, numa busca constante, exigindo de si a quase perfeição. A simpatia, a dedicação, a paciência, a objetividade, os conhecimentos e a sensibilidade fazem parte de um todo em que a secretária se enquadra como profissional eficiente.

Cada vez mais é necessário, em qualquer tipo de empresa, a presença de este profissional antenado e interativo, com tudo e todos.
Merecidamente, um dia em nosso calendário foi dedicado a esta profissional, zelosa e dedicada colaborada.

Parabéns especial a você, secretária, que valoriza cada vez mais a sua profissão, que busca incessantemente o seu aperfeiçoamento, que sabe o que quer e vai em busca do sucesso”.

Skip to content