Acessibilidade

Publicado: 7 de julho de 2020

Emgetis apresenta, em evento nacional, tecnologias aplicadas durante pandemia

Representantes da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) apresentaram nesta terça-feira, 07, em evento nacional, as ações de Tecnologia Informação e Comunicação (TIC) durante o período de pandemia do Covid-19. A apresentação fez parte de um bate-papo virtual, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (Abep), onde semanalmente são exibidos projetos e demandas dos Estados, com a participação de outras afiliadas convidadas e os patrocinadores dos eventos. Logo após a Emgetis, a Celepar apresentou as ações no Paraná.

Na abertura, o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Faro, ressaltou a importância das empresas de TI públicas no cenário atual de pandemia. “Todos nós fomos pegos de surpresa quando o vírus se instalou no país e tivemos que apresentar soluções imediatas para que o estado não parasse de trabalhar. Está sendo um desafio que, ao mesmo tempo, tem mostrado a importância da Emgetis para o estado de Sergipe”, frisou Ezio.

Durante a apresentação, o diretor técnico da Emgetis, Everton Siqueira, citou as ferramentas que a Emgetis tem utilizado neste momento de pandemia, a exemplo do correio eletrônico Zimbra, que abrange 4.071 usuários de prefeituras, câmaras municipais e outras entidades; o correio eletrônico Expresso Livre, que contempla 53 órgãos e entidades do governo do estado, alcançando 28.171 usuários; e os 58 sites institucionais hospedados na Emgetis e destes, 28 também com administração.

Everton Siqueira também ressaltou a importância do gerenciamento eletrônico de documentos e processos, através do sistema e-Doc, no momento de isolamento social. “Com a obrigatoriedade da tramitação virtual de processos, determinada pelo Governo do Estado, eliminamos a prática do envio paralelo de documentos impressos”, citou.

“A Emgetis também disponibilizou o acesso remoto das residências dos servidores públicos a sistemas específicos, via VPN, considerados críticos para a administração pública”, informou o diretor técnico, ressaltando que, diante das novas práticas, a Emgetis tem realizado capacitações virtuais, por videoconferência, para servidores de todos os órgãos e entidades da administração pública estadual.

Ainda como suporte às ações durante o isolamento social, a Emgetis promoveu reuniões por videoconferência, manutenção e suporte na infraestrutura de comunicação de dados e aos órgãos. “Paralelo aos trabalhos que estamos executando, a Emgetis está buscando com o governo do estado a viabilização do projeto de comunicação unificada, com um PABX virtual centralizado na Emgetis, como fornecedora de telefonia para o Governo. Também estamos trabalhando para colocar em prática o projeto da Rede Estadual de Banda Larga e a implantação de um Datacenter com hiperconvergência e nuvem privada”, finalizou Everton Siqueira.

Atualizado: