Publicado: 29 de maio de 2017, 10:30

Emgetis adere à campanha de doação de sangue

Servidores da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) estão se mobilizando para participar – doando sangue – da campanha do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). O Hemose precisa coletar cerca de 100 a 120 bolsas de sangue por dia, mas atualmente essa média é de 60, o que pode prejudicar as transfusões de realizadas nos serviços de saúde.

A assistente social do Centro, Jacinta Cardoso, esteve na Emgetis nesta sexta-feira, 16, para reforçar essa necessidade. “É preciso conscientização, pois neste mês de outubro estamos vivendo um dos piores momentos de 2012, com um estoque baixo. Muita gente acha que o sangue só vai para vítimas de acidente, por exemplo, mas ele é usado também em casos como cirurgias, pacientes hemofílicos e crianças com anemia falciforme. Nossa demanda é muito grande”, detalhou.

Jacinta explicou que os doadores de sangue do tipo O, com RH negativo, são os mais procurados por serem doadores universais. “Qualquer pessoa pode receber esse sangue. Em casos gravíssimos de emergência, em que não dá tempo para fazer exame e detectar o tipo de sangue, a transfusão tem que ser sempre de O negativo”, destacou.

 

A assistente social foi recebida na Emgetis pela presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Emgetis, Kátia Limeira. “Na próxima terça-feira, 23, às 8h, uma equipe técnica do Hemose estará no auditório da Emgetis para falar sobre a importância de doar sangue. A equipe dará orientações ao funcionário e, aqueles que desejarem, poderão doar sangue no dia seguinte, acompanhados por uma equipe do Hemose”, informou.

“Quero agradecer pela colaboração e apoio a esta campanha do nosso diretor presidente, Ézio Prata Faro; da nossa diretora administrativa e de finanças, Antônia Machado e do nosso diretor de tecnologia, Milson Barreto”, complementou Kátia.

Informações

O ato de doar sangue é rápido, seguro e indolor. Para mais informações sobre o serviço de doação basta acessar a página eletrônica do Centro de Hemoterapia de Sergipe: www.hemose.se.gov.br ou ligar: (79)3225-8000 / 3259-3174.

Kátia Limeira fez questão de destacar a colaboração de doadores que já aderiram a campanha na Emgetis. São eles:

Luís Ciro
Francisco Navarro Caldas
Francisco Assis Júnior
Luiz Eduardo Ferreira
Henrique Benigno
Jose Raphael
Juarez Conrado
Rosana Oliveira
Jose Bonifácio
Thaís Neves
José Luiz de Jesus
Bleno Lopes
Rodolfo Cavalcante
Marciel Matos Silva

Por Andreza Azevedo
Fotos: Ascom/Emgetis

Skip to content