Publicado: 7 de abril de 2020

Coronavírus: Emgetis viabiliza continuidade dos serviços do Governo do Estado

Trabalho Home Office

A tecnologia tem sido essencial em todo o mundo como ferramenta essencial à manutenção dos trabalhos e serviços em tempos de pandemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus). Em Sergipe, este cenário não é diferente. Seguindo as determinações do Governo do Estado, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) tem transformado a paralisia causada pelo isolamento social em uma integração de pessoas e instituições.

Em 20 dias, a Emgetis já criou mais de 350 acessos diretos à rede do Estado para servidores que estão isolados em suas residências, por meio de Canais Virtuais Privados de Comunicação (VPN), possibilitando a continuidade de suas atividades laborais. “Essas ações possibilitam a movimentação de documentos vinculados ao sistema financeiro e contábil do Estado, a exemplo da folha de pagamento dos servidores e funcionários públicos”, comenta o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Prata Faro, ressaltando a abnegação dos funcionários da empresa.

Outra ação da Emgetis que promove celeridade e desburocratização na administração pública estadual é a disponibilidade do sistema e-Doc para gestão de documentos e processos. Através do e-Doc, independente da sua localização, o servidor ou funcionário pode desenvolver parte de suas atividades, em especial aquelas que estão voltadas aos atos que dão sustentação ao andamento dos documentos e processos que tramitam no âmbito do Governo do Estado.

Atualmente, a Emgetis disponibiliza no e-Doc 140 tipos de processos para que estes possam ser elaborados, autuados, tramitados e assinados de forma eletrônica e virtual, sem a necessidade da presença física de pessoas e processos. São quatro técnicos disponíveis em tempo integral, além de outros que atuam de forma indireta para viabilizar a integração entre todos os órgãos. “São ligações diárias efetuadas às Secretarias, órgãos e entidades visando transformar o isolamento social em uma integração institucional virtual. Possuímos a ferramenta e a vontade de fazer” afirma o diretor técnico da Emgetis, Everton Siqueira.

Um dos desafios enfrentados pela Emgetis tem sido a comunicação e o relacionamento com instituições e empresas parceiras, sem quebrar o isolamento social. Para atender a estas demandas, a Emgetis disponibilizou a aplicação denominada “Protocolo Externo”, que pode ser utilizado por servidores públicos e demais cidadãos (pessoa física ou jurídica) que necessitam protocolar documentos na Administração Pública Estadual do poder executivo, sem que haja a necessidade de se deslocar fisicamente aos órgãos.

“O mundo está passando por uma tendência virtual e com a existência de uma pandemia pela qual estamos vivenciando, esses processos passam a tramitar de forma mais célere. Vamos manter o isolamento social, sem contato físico, isso é necessário, mas manteremos todos os contatos eletrônicos, integrando pessoas e instituições ao Estado”, ressalta Everton, acrescentando que o momento mostra a importância da Emgetis para o funcionamento dos serviços do Governo.

A Emgetis também tem oferecido suporte aos gestores de tecnologia dos órgãos e entidades, viabilizando as configurações de acesso remoto aos serviços do Governo. “Paralelo a estas ações, continuamos no trabalho de monitoramento do ambiente de Data Center para garantir a disponibilidade das aplicações e serviços hospedados na Emgetis, bem como ao atendimento aos chamados técnicos, por meio do help desk”, lembra o diretor técnico Everton Siqueira.

A diretora de tecnologia da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), Elisabeth Cristina Melo, cita que, no atual cenário de pandemia, a Emgetis torna-se peça fundamental para o bom andamento das atividades. “O suporte da Emgetis à SSP/SE tem estabelecido a prestação de serviços essenciais à população sergipana, com efetividade e prontidão. Ações como a criação de VPNs dos sistemas disponíveis permitem a realização das atividades via home office, assim como as respostas a aberturas de chamados para unidades policiais possibilitam a continuidade dos serviços presenciais ofertados. Ressalte-se, ainda, a peculiar presteza da EMGETIS em atender as demandas solicitadas, via GLPI, com ainda mais celeridade”, relata.

Além dos serviços ofertados diretamente à população, a manutenção das atividades administrativas é essencial para o funcionamento de todo o governo. “O empenho e apoio da equipe da Emgetis foi fundamental para que o administrativo da Defensoria Pública Estadual, DPE, conseguisse executar suas funções em home office. Em nenhum momento ficamos sem assistência técnica. Só tenho a agradecer e parabenizar a equipe por seu desempenho”, relata o gestor de TI do DPE, José Aloísio dos Santos.

Atualizado: