Publicado: 18 de dezembro de 2020, 12:03

Balanço da Emgetis aponta as ações em tecnologia que superaram a crise em 2020

“Superamos os desafios impostos por uma pandemia sem precedentes, integrando a comunicação entre servidores e órgãos públicos do Governo de Sergipe”. Essas foram as palavras do diretor técnico da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Everton Siqueira, que deram início à reunião virtual com gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do estado, na tarde de ontem, 17. O encontro, promovido pela Emgetis, apresentou as ações realizadas pela empresa em conjunto com os demais órgãos do Governo durante o ano de 2020 e os projetos previstos para 2021.

Everton Siqueira aproveitou a oportunidade para agradecer aos técnicos de TIC do estado e às parcerias da Secretaria de Administração (Sead) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “Somos gratos a todos os técnicos e gestores, principalmente ao secretário George Trindade, ao procurador-geral Vinícius Thiago Soares de Oliveira e ao subprocurador Vladimir de Oliveira Macedo, que somaram esforços junto à Emgetis para enfrentar este momento de pandemia, causado pela da Covid-19, permitindo que os serviços prestados pelo estado não parassem”, frisou o diretor técnico da Emgetis.

Antes de citar as ações de 2020, o gerente da Área de Governança e Inovação da Emgetis, Jorge Eduardo Santos, informou que em 2020 a empresa passou por uma redução no quadro funcional de 25,31%, porém, ampliou em 36,26% os números de atendimento a usuários. Além disso, a Emgetis ampliou a área do Expresso, possibilitando a guarda de um maior número de emails institucionais; possibilitou, através do VPN – rede privada virtual, o home office de 350 servidores públicos, que de suas residências acessaram sistemas de interesse do Governo; criou 126 novos tipos de processo no sistema gerenciador eletrônico e-Doc, possibilitando a instrução virtual de processos administrativos e a respectiva tramitação descentralizada; e criou modelos de documentos no e-Doc.

Neste ano, a Emgetis também disponibilizou o ‘Protocolo Externo’, utilizado por servidores públicos e demais cidadãos (pessoa física ou jurídica) para protocolar documentos na Administração Pública Estadual do poder executivo, sem a necessidade de se deslocar fisicamente aos órgãos. Até o momento, foram criadas 2.350 contas e para atender a esta e outras demandas no e-Doc, a Emgetis capacitou virtualmente 510 servidores públicos.

Para 2021, o gerente Jorge Eduardo informou que está em andamento a aquisição de um contêiner e um Data Center hiperconvergente, a instalação de um sistema próprio do estado de biometria digital e facial para serviços prestados pelo Governo do Estado e criação de oitivas virtuais para processo, com comissões disciplinares e corregedorias.