Na última semana, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) recebeu a visita de funcionários da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). A equipe esteve em Sergipe para conhecer a experiência do Estado na implantação de um sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).
A gerente da Área de Sistemas e Informações da Emgetis, Helga Uchôa, comentou que, independente da opção que a Saeb venha a contratar, os técnicos da Emgetis estão à disposição para mostrar como esse gerenciamento funciona em Sergipe desde a sua implantação. “Estamos disponíveis para narrar as dificuldades que tivemos, os fatos ocorridos em Sergipe para essa mudança de cultura, de paradigmas, na elaboração, tramitação de documentos de papel que passaram a ser eletrônicos”, disse.
Saeb
O coordenador técnico de gestão de projetos da Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Gestão Pública (CTG) da Saeb, José Roberto Reis, falou sobre o objetivo da visita. “Estamos nos aprofundando no modelo de negócio daqui para formatar na Saeb algo na mesma linha ou, de repente, contratar uma solução de modelo que atenda ao que precisamos. O maior ganho dessa visita é conhecer a experiência da Emgetis no gerenciamento eletrônico de documentos e incorporar isso na administração da Bahia”, relatou.
Visitas
Na sexta feira, 9, os funcionários da Saeb, além de visitarem a Emgetis, também foram à Casa Civil e à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe (Seplag), a fim de verificarem de perto o funcionamento dessa tramitação eletrônica. Eles conversaram com os principais usuários da vantagem, o pessoal do Protocolo.
A coordenadora do Escritório de Processos da Saeb, Cynthia Dantas, falou sobre suas impressões. “Viemos buscar como foi implantado o sistema de gerenciamento eletrônico de documentos em Sergipe e porque deu certo. Estamos visitando os órgãos para que possamos identificar as dificuldades e fazermos ajustes na criação do modelo na Bahia”, citou.
Também estavam presentes às visitas o coordenador de gestão de sistemas administrativos da Saeb, Francimar Amorim, e a coordenadora de Serviços Ana Mercedes Baqueiro.
E-doc
Em Sergipe, todo gerenciamento eletrônico de documentos é feito pelo Sistema para Gestão Eletrônica de Processos e Documentos, denominado E-doc Sergipe, um produto que permite a criação e tramitação de documentos do governo dispensando o uso do papel, a exemplo de comunicações internas e externas, ofícios e decretos por meios eletrônicos. A ferramenta foi implantada no Estado em 2009, e já trouxe diversas vantagens para a administração pública.
Por Juliana Paixão – estagiária (Edição: Andreza Azevedo)
Fotos: Ascom/Emgetis