AGETIS e Seed discutem implantação do programa “OiTonomundo”

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) estiveram na manhã desta quinta-feira, 12, na sede da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (AGETIS) para discutir a implantação do programa “OiTonomundo” em Sergipe. Os participantes foram recebidos pela coordenadora de projetos de tecnologia da informação da Agetis, Sueli Bacelar, e pelagerente de planejamento, Antônia Machado.

Segundo Sueli, a Agência será parceira da Seed na implementação do projeto dando apoio na área de suporte e desenvolvimento de sites para as escolas. Já Antônia Machado destacou que a Agetis está utilizando o conhecimento que possui na área de tecnologia da informação para ajudar no processo de discussão de implantação do projeto.

Para Mônica Silva, representante da DR 4, o apoio da Agetis é de fundamental importância para o programa, haja vista que o órgão já possui um vasto conhecimento na área de tecnologias da informação e da comunicação, podendo assim auxiliar a Seed a implantá-lo da melhor forma possível.

André Prudente, técnico de informática da Seed, ressaltou ainda que a Agetis será responsável também pelo conteúdo programático da capacitação que será dada para os 40 formadores do programa, que posteriormente repassarão o conhecimento para os demais professores do Estado.

Participaram também da reunião os membros da DEA, Renato Umeda, da DR 3, André Luiz, e as representantes da Divisão de Tecnologia (DITE) da Seed, Sara Jane Silva e Mirabel dos Santos.

O Programa

O “OiTonomundo” é um programa de inclusão digital que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar a escola em um centro irradiador de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes. Desde 2000, o programa está presente em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atuando com o foco na formação continuada de professores de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

O projeto da Seed, em parceria com a empresa de telefonia Oi/Telemar e com a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), irá beneficiar alunos da 5ª a 8ª série de 30 escolas da rede estadual sergipana. Segundo Miriam Carvalho, executiva de relações institucionais da Telemar em Sergipe, o programa “Tonomundo” vai oferecer aos estudantes diversas opções de conhecimento que podem ser aplicadas com o uso de novas tecnologias. “O projeto oferece à escola as ferramentas necessárias, através da informação e da comunicação, para adotar uma posição ativa em um mundo caracterizado por constantes transformações”, afirmou.

Última atualização: 4 de setembro de 2017 12:03.

Pular para o conteúdo