A equipe de informática do Departamento (Detran/SE) apresentou para os técnicos da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) a versão final do novo Portal de Autoatendimento do órgão, que facilitará a prestação de serviços para os cidadãos.
O gestor de TI do Detran, Wilton Bispo Silva, ressaltou que o portal de autoatendimento faz parte de um projeto mais amplo, que vem sendo executado ao longo dos últimos anos, visando modernizar e agilizar o atendimento ao público diminuindo a necessidade de atendimento presencial, na medida em que quase todos os serviços estarão disponíveis via internet.
“O Portal de Autoatendimento oferecerá serviços através da internet, virtualizando os procedimentos. O portal contará comWilton Bispo Silva do Detran uma interface amigável tanto para o cidadão, quanto para os funcionários do Atendimento do Detran”, disse Wilton. De acordo com o gestor, o lançamento do portal e do novo site do órgão está previsto para o próximo mês.
Na visão do diretor de Tecnologia Emgetis, Milson Barreto, que participou do evento, um ponto a ser destacado no projeto é a preocupação e o alinhamento com a agenda ambiental. “Uma das diretrizes observadas foi a de buscar diminuir a necessidade de tramitação e o uso de papel nos serviços oferecidos pelo Detran, com a revisão dos processos e a definição de novos procedimentos”, apontou.
Parceria
Trabalhos desenvolvidos pela Emgetis e pelo Detran, durante os últimos anos, criaram condições necessárias à disponibilidade do novo portal. Entre as ações estão a implantação da rede de comunicação via rádio, que assegura mais disponibilidade para o funcionamento dos diversos pontos de atendimento ao cidadão; a renovação do parque de equipamentos, incluído novos servidores e storages com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados; a atualização de todos os softwares básicos do ambiente tecnológico; a aquisição de novos equipamentos de segurança da informação.
“O portal coroa o esforço do Detran em se modernizar e melhorar os seus serviços, através do uso intensivo da TIC. A Emgetis tem sido parceira de primeira hora nessa empreitada. Parabenizo a equipe de TIC do Detran e a sua diretoria que Milson Barreto da Emgetisnão medem esforços na reestruturação e modernização do órgão, visando atender de forma cada fez mais eficiente ao cidadão”, concluiu Milson.