Governo de Sergipe avança na implantação do Sistema Eletrônico de Informações com encontro do grupo piloto

Emgetis lidera integração de órgãos estaduais na modernização da gestão de documentos e processos administrativos

O Governo de Sergipe, por meio da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), promoveu nesta quarta-feira, 1º, um encontro com os técnicos dos órgãos que integram o projeto-piloto do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Participaram da reunião representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Secretaria Especial de Representação de Sergipe (Serese), Secretaria de Estado da Casa Civil do Estado de Sergipe e Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM). 

Responsável pela disponibilização da plataforma no Estado, a Emgetis reforçou o papel estratégico da tecnologia nesse processo. Para a gerente da Área de Sistemas de Informação e gerente do projeto SEI na Emgetis, Helga Barreto, o alinhamento entre os órgãos é essencial. “Estamos numa fase crucial de avaliação e ajustes. Esse momento com o grupo piloto é determinante para que possamos identificar eventuais necessidades, intensificar os testes e garantir que, quando o sistema for expandido, esteja totalmente adequado às demandas da gestão pública”, afirmou.

O analista de sistemas, Gabriel Medeiros, responsável pela parte técnica do projeto, ressaltou a importância da fase piloto. “No início, havia muitas dúvidas, mas, agora, conseguimos ter um encaminhamento mais claro. Trabalhar com um número reduzido de órgãos é fundamental, porque permite realizar testes de forma objetiva e segura, preparando o terreno para a implantação em toda a estrutura do Governo”, explicou.

Presidido pelo subsecretário de Transformação Digital e Inovação da Seplan, Walter Andrade, o grupo executivo acompanha de perto a fase de ajustes e testes do sistema. “O SEI vai mudar a forma como a administração estadual lida com documentos e processos. É uma mudança estrutural, que exige a participação de todos. Esses encontros são fundamentais, porque garantem que cada órgão entenda seu papel e contribua com as melhorias necessárias antes da implementação geral”, destacou.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) será a ferramenta oficial para gestão de documentos e processos administrativos em meio eletrônico no Estado de Sergipe. A iniciativa faz parte da agenda de transformação digital do Governo, que busca mais eficiência, transparência e agilidade nos serviços prestados à população.

Última atualização: 9 de outubro de 2025 12:30.