Projeto aprovado no Senado Federal terá a Emgetis como protagonista na execução da infraestrutura tecnológica
O plenário do Senado Federal aprovou, na última terça-feira, 26, o financiamento internacional de US$ 53,6 milhões para o Programa Sergipe Digital, Conectado e Sustentável — Conecta-SE, iniciativa do Governo de Sergipe, intermediada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan). Com execução e sustentação técnica realizada pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), a nova política pública visa expandir a cobertura digital nos municípios do interior e promover um salto de modernização tecnológica nos próximos cinco anos.
O investimento será realizado com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União, além da contrapartida estadual de US$ 13,4 milhões. O projeto já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em julho de 2024 e se estrutura em quatro componentes essenciais, que envolvem a ampliação da conectividade, modernização da infraestrutura digital, oferta de serviços públicos mais acessíveis e eficazes, e monitoramento das etapas de implementação.
Para o presidente da Emgetis, Bráulio Abreu, a aprovação do Conecta-SE representa um divisor de águas para Sergipe. “Estamos falando de um projeto estruturante, que vai garantir um salto de qualidade na conectividade e nos serviços digitais oferecidos à população. A Emgetis terá a missão de executar e dar sustentação técnica a essa transformação, consolidando Sergipe como um estado digitalmente mais justo, moderno e competitivo”, ressaltou.
A Emgetis será o órgão executor do programa e terá papel central na implantação da infraestrutura digital resiliente, que engloba a construção do Cinturão Digital, a modernização do Datacenter e a readequação do prédio da própria empresa. Essas ações garantirão conectividade de alta performance em prédios públicos e a ampliação do acesso à banda larga, especialmente no interior do estado.
Segundo a diretora de Tecnologia da Emgetis, Kleyssie Pinheiro, o Conecta-SE é um marco no avanço tecnológico do estado. “Esse projeto não é apenas sobre internet mais rápida, é sobre inclusão digital, desenvolvimento social e econômico. Estamos criando as bases para um governo mais próximo do cidadão, com serviços acessíveis e conectados, e para um ecossistema capaz de atrair investimentos e novas oportunidades para Sergipe”, destacou.
Com prazo de até 30 anos para pagamento e carência de até 66 meses, o financiamento aprovado pelo Senado coloca Sergipe em sintonia com as agendas globais de transformação digital e desenvolvimento sustentável. O Conecta-SE será um marco no estado, abrindo caminho para uma nova era de conectividade e inovação em Sergipe.







