Missão técnica leva representantes da Emgetis à China

Representantes da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) tiveram neste mês de agosto a oportunidade de participar uma missão técnica na China, sem custos para o Estado. O convite veio da Embaixada da República Popular da China no Brasil, e possibilitou o compartilhamento de informações dos projetos mais importantes dos centros de pesquisa chineses, que são reconhecidos pelas suas estratégias e boas práticas.
Integraram a missão o diretor presidente da Emgetis, Ezio Faro, e o assessor de Planejamento da Empresa, Mário Andrade. Para Ézio, a ação serviu para confirmar como a tecnologia á capaz de trazer avanços em termos de melhorias para a população. “Atualmente tudo o que facilite a disseminação do conhecimento, a informação ágil de qualidade e a capacitação facilitada pode trazer benefícios para áreas como saúde, segurança e educação, através da rapidez como a informação chega a todos os cantos do planeta. A experiência da China é um modelo a ser seguido por outros países”, aponta Ezio.

De acordo com ele, a China visivelmente investe em tecnologia de ponta, fabricando praticamente tudo em hardware e software. A informação é confirmada pelo assessor de Planejamento da Emgetis, Mário Andrade. “Durante a missão, tivemos a oportunidade de conhecer novas tecnologias, muitas delas ainda em fase de pesquisa, que certamente se tornarão padrões de mercado num futuro próximo. Dedicamos uma atenção especial às soluções que podem ser utilizadas pelo Governo para melhorar os serviços públicos. Algumas das soluções já disponíveis e que podem ser utilizadas por todos os órgãos públicos, são as de comunicação de voz e vídeo em redes IP”, detalhou Mário.

O programa da missão foi baseado em visitas a centros de pesquisa e ao órgão do governo chinês responsável por desenvolver soluções. “Tivemos oportunidade de ver ótimas soluções para segurança pública, como a vigilância por vídeo; para a educação, com soluções para integração de escolas e educação a distância e saúde, através da telemedicina. Porém, os maiores ganhos de conhecimento foram na área de TI, já que conhecemos modernas soluções para cloud computing e data center, BYOD – Bring Your Own Device e network (especialmente Wi-Fi)”, destacou o assessor.

Missão

A viagem à China foi resultado da participação do diretor presidente da Emgetis no CIO Brasil GOV, evento que ocorreu no primeiro semestre deste ano em Florianópolis (SC), para discussão de assuntos técnicos na área de TI. A missão incluiu passagens por ShenZhen, ShangHai e Beijing, cidades que abrigam alguns dos centros de pesquisa em tecnologia mais avançados do mundo.

Missões técnicas como esta já alcançaram resultados em outros Estados, a exemplo do Rio Grande do Sul, com o Centro de Soluções em Governo Eletrônico do RS (Procergs). No final de 2013, a empresa pública de TI gaúcha assinou um Termo de Cooperação Técnica e Institucional para promover o intercâmbio tecnológico referente a equipamentos de infraestrutura de telecomunicações e desenvolvimento de pesquisa e inovação conjunta em três áreas: governo eletrônico, inclusão digital e software livre.

Por Andreza Azevedo
Foto: Divulgação

Última atualização: 15 de maio de 2017 17:06.

Pular para o conteúdo