Evento organizado pela ABEP-TIC iniciou série de encontros que continuarão abordando temas relevantes da área
A Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) iniciou o primeiro ciclo de palestras do seu programa de Seminários de Inteligência Artificial no Setor Público. A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) participou do evento, e contribuiu para a promoção de debates sobre o uso estratégico da Inteligência Artificial (IA) na gestão pública. As palestras são transmitidas ao vivo pelo canal da associação no YouTube, e abertas à comunidade.
Para o presidente da Emgetis, João Pereira, o evento é importante para o fortalecimento da cultura de inovação no setor público. Ele reforçou que irá participar de uma série de encontros programados para este primeiro ciclo de palestras sobre temas relevantes como ‘Marco Regulatório e Governança de IA’, programado para 6 de dezembro; e ‘Transparência e Prestação de Contas no Uso de IA’, no dia 13 de dezembro.
“A Emgetis, como participante ativa das ações da ABEP-TIC, reafirma seu compromisso com a transformação digital e a implementação de tecnologias inovadoras que possam promover uma gestão pública mais eficiente, transparente e inclusiva. Estamos acompanhando o avanço das políticas relacionadas à inteligência artificial, em um movimento alinhado às tendências globais e às necessidades da administração pública brasileira. Este evento foi um passo importante para fomentar um debate contínuo sobre o futuro da IA no setor público. Vamos seguir acompanhando as discussões e contribuindo para o desenvolvimento dessas tecnologias”, disse João Pereira.
Evento
A sessão inaugural contou com a presença de Flávio Rodrigues, presidente executivo da ABEP-TIC e do PRODERJ/RJ, que fez a abertura oficial. Ele destacou a relevância da IA no contexto atual do setor público, e a importância do diálogo entre especialistas e gestores públicos para implementar soluções tecnológicas eficientes.
O evento também teve a participação de André Luiz Sucupira, diretor jurídico de Governança e Gestão da PRODESP/SP e coordenador da Comissão de IA da ABEP-TIC, que compartilhou suas perspectivas sobre como as tecnologias de IA podem melhorar a governança pública e otimizar a gestão pública digital.
Os especialistas Fábio Xavier, diretor de TI do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), e Camila Murta, advogada especializada em Direito e Gestão de Tecnologias Digitais, debateram a governança de IA, inclusão digital e segurança da informação, abordando temas essenciais para o uso responsável e eficiente no setor público. A mediação foi de Melina Ferracini de Moraes, pesquisadora em Inteligência Artificial e consultora da Comissão de IA da ABEP-TIC. Ela foi responsável por guiar as discussões, proporcionando uma visão mais aprofundada sobre as questões que envolvem a implementação de IA nos serviços públicos.






