Emgetis realiza visita técnica ao Parque Eólico de Sergipe, na Barra dos Coqueiros

Com 23 aerogeradores e uma capacidade de produção de 92 gigawatts por ano, o parque é uma importante fonte de energia renovável para o estado

O presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), João Pereira, realizou uma visita técnica ao Parque Eólico administrado pela Statkraft, localizado no município de Barra dos Coqueiros, grande Aracaju. Com 23 aerogeradores e uma capacidade de produção de 92 gigawatts por ano, o parque é uma importante fonte de energia renovável para o estado e um exemplo do compromisso de Sergipe com a sustentabilidade e a adoção de fontes energéticas alternativas.

Durante a visita, João Pereira foi recebido por Rodrigo Varjão, líder do parque, que apresentou as instalações e explicou o funcionamento das tecnologias empregadas no processo de geração eólica. A visita buscou estreitar relações, além de possibilitar que o presidente da Emgetis conhecesse mais a fundo o funcionamento do parque, desde a operação dos aerogeradores até os desafios e inovações no setor.

João Pereira destacou que, além de garantir a sustentabilidade ambiental, projetos de energias renováveis também contribuem para o crescimento econômico da região e ressaltou o papel da Emgetis em apoiar e promover soluções tecnológicas que possam contribuir com o progresso da energia limpa no estado. “A integração entre as áreas de tecnologia e energia é fundamental para promovermos um futuro mais sustentável. Essa visita nos permitiu identificar novas oportunidades de colaboração,” afirmou.

O presidente também falou sobre possíveis parcerias que ajudem a reduzir o consumo de energia, especialmente como os data centers. “Estudos recentes apontam que esses centros de processamento de dados, que são responsáveis por grande parte do tráfego de internet mundial, podem consumir até um quinto de toda a energia elétrica gerada globalmente. A Emgetis busca soluções tecnológicas para otimizar o uso de energia e promover a eficiência no consumo dentro do setor de tecnologia da informação no estado”, reforçou.

O parque eólico da Statkraft, uma das maiores empresas de energia renovável do mundo, é um exemplo de como o estado de Sergipe tem avançado na adoção de fontes energéticas alternativas, que garantem não só a sustentabilidade ambiental, mas também o crescimento econômico da região. A visita também foi acompanhada pelo Assessor de Planejamento da Emgetis, Mário Vasconcelos.

Última atualização: 21 de novembro de 2024 11:51.