Publicado: 31 de maio de 2017, 11:23

Técnicos do Governo de Alagoas conhecem e-Doc Sergipe

A experiência com o e-Doc Sergipe – Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos despertou a atenção de técnicos do Governo alagoano. Durante esta semana, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) recebeu a visita de representantes do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), que conheceram detalhes da iniciativa sergipana responsável pela desburocratização e modernização da máquina pública.

A afinidade das ações voltadas para a automação dos processos foi uma das motivações que trouxe o coordenador do Núcleo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (NGED), Kleber Ivo, e o responsável pela implantação de sistemas corporativos, Carlos Francisco – ambos do Itec – a Sergipe em busca de detalhes da solução e-Doc, que engloba desde a criação e tramitação de documentos eletrônicos até a virtualização de processos.Kleber Ivo e Carlos Francisco do Itec – AL.

“Estamos trabalhando em uma iniciativa semelhante em Alagoas, onde implantaremos o Projeto Verde: o governo sem papel. O nosso objetivo é reunir tecnologias similares as que são utilizadas no e-Doc Sergipe, aliadas a um projeto de descarte e reutilização de eletrônicos, para eliminar todo o trâmite de papel no Governo do Estado. Neste sentido, percebemos que o e-Doc já está consolidado e, a partir deste trabalho, podemos aprofundar ainda mais os nossos conhecimentos, principalmente no tocante ao mapeamento de processos corporativos”, revelou Kleber Ivo.

O técnico Carlos Francisco achou bastante proveitosa a visita e aprovou toda a experiência da Emgetis. “A visão de negócio do e-Doc Sergipe é bastante válida e nos ajudará muito. Ao avaliar o trabalho de tratamento dos fluxos de processos e documentos, percebi que a Emgetis e os técnicos já têm experiência nesta área. Além disso, alguns pontos de dificuldades de trabalho fizeram me sentir em casa, pois percebemos que alguns entraves são semelhantes”, disse.

Os visitantes foram acompanhados pela gerente do Escritório de Projetos da Emgetis Ana Tereza Fonseca, que mostrou todas as funcionalidades e os módulos do e-Doc. “É muito gratificante perceber que o resultado de nosso trabalho está sendo reconhecido e que outros estados querem se espelhar na nossa experiência. O e-Doc Sergipe é uma solução que engloba uma visão geral da preocupação com o meio ambiente e com a agilidade nos processos de governo”, enfatizou.

O presidente da Emgetis, Ezio Faro, recebeu os técnicos alagoanos ressaltando como a empresa poderia contribuir com os projetos da Itec. “Possuímos a noção dos desafios em implantar a solução e-Doc em todo o Governo. Sabe-se que, hoje, um governo que não investir em tecnologia da informação (TI) estará nadando contra a maré. A TI proporciona um avanço nos indicadores de produtividade e um maior controle das atividades, ela é fundamental em qualquer governo”, concluiu.
Ezio Faro recepciona os técnicos alagoanos

Projeto Verde

A iniciativa alagoana foi lançada em 3 de fevereiro com o objetivo de evitar o desmatamento através da virtualização de documentos e trâmite de processos. O projeto engloba o uso de tecnologias como o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), processo que transforma documentos físicos em eletrônico; o Gerenciamento de Documentos Eletrônicos (GDE), o Gerenciamento de Processo de Negócio (BPM), a Certificação Digital, a Virtualização de Processos e o Fluxo de Trabalhos (Workflow).

“A ideia é implantar o projeto inicialmente no Itec para os trâmites de processos internos, como diárias, passagens e solicitações de serviços para a Infovia Digital, bem como em processos administrativos, tudo isso com a certificação digital. As tecnologias vão ser disponibilizadas à medida que o processo de virtualização avançar para outras secretarias e atingir todo o Estado de Alagoas”, explicou Kleber Ivo.

Skip to content