Publicado: 31 de julho de 2017, 12:00

Servidores concluem capacitação para Gerenciamento Eletrônico de Documentos

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) encerrou duas fases do curso sobre Solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), voltado para servidores de 60 órgãos do Governo. Um total de 247 pessoas foram capacitadas como multiplicadores e administradores locais da solução, que atenderá o Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos (e-DOC Sergipe).

O objetivo do treinamento foi capacitar o servidor para utilizar a ferramenta que modificará o processo de execução de documento, que vai desde a criação até a assinatura. O GED permitirá mudanças significativas no atual processo de tramitação de documentos dos órgãos estaduais, pois substituirá o uso de papel por documentos eletrônicos.

Na primeira fase do curso foram formados multiplicadores que repassarão o conhecimento em seus respectivos órgãos.

Inicialmente, os capacitados aprenderam as funcionalidades da solução e a criação de documentos a partir de modelos previamente configurados. Já a segunda fase do treinamento contou com uma abordagem mais específica, voltada para execução de ações administrativas da ferramenta, como alimentação de tabelas, criação de novos modelos de documentos e de perfis de acesso.

Para Ulisses Benedito de Paula, a participação dos servidores foi de fundamental importância, porque o sistema abrangerá todos os órgãos da Administração Pública e implicará em mudanças de paradigmas. “Estas mudanças impactam diretamente o dia-a-dia das pessoas que são peça chave para o sucesso do projeto”, completou.

“O resultado foi extremamente positivo. A quantidade de pessoas treinadas e a participação atenderam as expectativas”, declarou o gerente do projeto de GED, Francisco Rocha. De acordo com ele, haverá ainda uma terceira fase do curso que formará Analistas de Processos, capacitados para realizar mapeamentos de workflow (fluxo de trabalho) e gerenciamento de processos de negócios.

Acervo Legislativo

Na manhã da última segunda-feira, 5, foi realizado mais um processo de orientação relacionado à Solução de GED. Cerca de 10 servidores envolvidos com o acervo legislativo aprenderam o conceito geral da busca corporativa, a indexação de documentos, a criação de taxonomias (classificação) e de campos de busca.

Participaram da turma, servidores da Secretaria de Estado de Governo (SEG) com o objetivo de entender o processo de cadastramento de atos normativos publicados pela secretaria. Para o secretário adjunto Antônio Manoel Dantas, o objetivo é viabilizar a integração desses documentos oficiais à nova solução.

“O GED é uma ferramenta importante porque permitirá que os servidores e a sociedade sergipana conheçam os atos legislativos do Estado”, definiu Antonio Manoel, acrescentando que as informações serão universalizadas, pois, à medida que forem criados ou reformulados novos documentos, será possível fornecer e disponibilizar as publicações digitalizadas.

Skip to content