De 2 a 13 de dezembro, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), representada pelo seu diretor presidente, Ézio Prata Faro, participou de uma missão, a convite do Governo Americano, através da US Trade and Development Agency (EUA).
Além de Sergipe, o Brasil esteve presente à Reverse Trade Mission com mais nove Estados: Amapá, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A finalidade foi visitar várias empresas e instituições americanas para conhecer as melhores práticas internacionais adotadas para projeto, implementação, expansão, gerenciamento e operação de Data Centers. Todas as empresas brasileiras convidadas, além de fazerem parte da administração estadual, integram a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).
Novas tecnologias
“Para Sergipe, a visita foi muito proveitosa, já que tivemos a oportunidade de conhecer as mais novas tecnologias em Data Center, verificar de que forma os Estados Unidos investem nesse setor e, o mais importante, checar a viabilização da redução de custos na gestão e manutenção, com foco em uma maior economia de energia para o funcionamento do Data Center”, apontou Ézio Prata Faro.
A US Trade and Development Agency (USTDA/EUA) organizou e patrocinou a missão, promovendo as visitas a empresas e instituições americanas, reuniões com a direção dessas corporações, além de contatos com representantes do Banco Mundial, do Export Import Bank of US e da própria USTDA.
Por Andreza Azevedo
Imagens: Divulgação