Sergipe Digital: Agetis conclui levantamento da infra-estrutura de TI do Estado

Na tarde desta quinta-feira, 20, sete equipes técnicas finalizaram o mapeamento da infra-estrutura de tecnologia da informação (TI) de todos os 1.500 pontos de presença do estado. Esta foi a primeira etapa concluída para a implementação do Programa Sergipe Digital.

Durante 12 dias, as equipes, compostas por um técnico e um motorista, visitaram os 75 municípios sergipanos com o intuito de analisar estrutura técnica do local e fazer a verificação dos dados cadastrais como, por exemplo, endereço e localização geográfica. É considerado ponto de presença do Governo qualquer órgão ou estrutura pública que seja administrado pelo Governo do Estado, como, por exemplo, escolas, delegacias e hospitais, mesmo que não possua estrutura de informática e comunicação.

De acordo com o técnico de teleprocessamento da Agetis, Ricardo Torres, alguns locais estavam endereçados incorretamente. “Percebemos que haviam endereços incompatíveis com os dados disponibilizados pela Secretaria de Administração. Alguns pontos mudaram de lugar, o que não constava na lista deles”, informou Ricardo.

Ele explica ainda que, com o fim do cadastramento manual dos pontos de presença do governo, a principal tarefa a partir de agora será a digitalização das informações para, posteriormente, fazer uma análise da situação real da demanda do estado em relação as tecnologias da informação. “A partir desse diagnóstico, poderemos analisar a situação específica de cada região e as reais condições da infra-estrutura de TI do estado. Além disso, faremos um cadastro único de endereços dos pontos de presença do Estado, para assim evitar dúvidas quanto a localização de cada um”, explica o técnico.

De acordo com o diretor-presidente da Agetis, Cláudio Silva, o objetivo do levantamento é a elaboração do projeto da nova Rede Integrada de Comunicação Multiserviço do Governo, cuja cobertura irá abranger as áreas urbanas e rurais de todos os municípios do estado, além de discutir sobre a necessidade de adequação e atualização das redes atuais.
O prazo para entrega final da digitalização dos dados é a primeira semana de janeiro. Participaram dessa primeira etapa técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Banese, Detran e Adema.

Sergipe Digital

O Sergipe Digital é um Programa de Governo que define o uso intensivo da Tecnologia da Informação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico-social do Estado de Sergipe. Tem como objetivo ampliar os horizontes do Estado e do cidadão, democratizando o acesso aos meios de informação e comunicação, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social. O programa contempla três projetos: Governo em Tempo Real, Conecta Sergipe e Ecossistema Digital.

O Governo em Tempo Real será uma maneira mais eficiente de aproximar a sociedade sergipana do governo, estabelecendo um processo de comunicação bidirecional. Fazem parte desse projeto iniciativas de “Governo Eletrônico”, que visam, através das tecnologias da informação, tornar mais fácil para o público o acesso aos serviços governamentais e dar maior transparência a gestão pública.

O Conecta Sergipe tem como objetivo a inclusão digital da sociedade sergipana. Pretende-se com ele, atingir a meta um computador ligado à internet por residência.

Já o Ecossistema Digital visa fomentar as atividades das empresas da área de tecnologia da informação, através do uso de poder de compra do governo.

Última atualização: 30 de agosto de 2017 08:45.

Pular para o conteúdo