Publicado: 9 de junho de 2017, 09:45

Seplag e Emgetis capacitam colaboradores do Governo em Gestão de Processos de Negócios

Com a finalidade de inovar a atual Gestão de Processos de Negócios a superintendência de Modernização da Gestão da secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação, Emgetis, lançou na tarde de hoje, a capacitação em Gerenciamento de Processo de Negócios. O objetivo foi oferecer aos servidores dos órgãos que compõem a Administração Pública Estadual – Poder Executivo, informações sobre a utilização otimizada do sistema e-DOC com a finalidade de implantar Processos de Negócio, através de Servidores atuando como Gestores de Processo de Negócio.

O Gerenciamento de Processos de Negócio (em inglês Business Process Management ou BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na melhoria da capacidade competitiva das organizações públicas, proporcionando ao Governo do Estado a melhoria na modernização administrativa, transformando a atual sistemática processual física em digital, mais ágil, segura e menos dispendiosa. Serão utilizados métodos, técnicas e ferramentas para modelar, analisar, otimizar e gerenciar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

Na visão da superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão, Deborah Aroxa, a capacitação é importante porque o Governo do Estado e, conseqüentemente, a Seplag estão dando um grande passo tecnológico: “Estamos nos inserindo dentro de um contexto que já é realidade no Brasil. Essa já é a segunda turma a ser capacitada, por técnicos da SEPLAG e da EMGETIS, e nesta turma temos servidores da PGE, SECC, SEPLAG, SEFAZ, SEGOV, SSP, SEAGRI, SEED, SEDETEC , SEDURB, SECULT, SES, SEMARH, EMSETUR e CODISE, totalizando 15 órgãos. O que mais nos surpreendeu, foi que já tivemos inscrições para as quatro próximas turmas e as ligações para a superintendência solicitando vagas não param de chegar, sendo estas as primeiras da série de capacitações que o Governo já está promovendo no quesito modernização da Gestão”, revelou Aroxa.

“Como Gestora Regional da Associação Internacional de Profissionais de Gerenciamento de Processos- ABPMP, me sinto muito orgulhosa do trabalho da equipe, pois acompanhei o desenvolvimento da formatação e da qualidade do Curso elaborado e ministrado pelos técnicos, Francisco de Assis Oliveira Rocha e Maria do Carmo Henriques Rocha Borges (Emgetis) e Marlei Brito de Sousa Leal (SEPLAG). Não deixam nada a desejar com relação a outros cursos de Formação de Gestores de Processos de Negócio.” reiterou Deborah Arôxa.

Economia de tempo e dinheiro

Para exemplificar sobre a economia que o trâmite de documentos digitais no e-DOC fornecerá ao Governo do Estado, a superintendente Deborah Arôxa citou o caso da própria Seplag. Segundo ela, a Secretaria gasta em média 87 mil folhas de papel e 305 tonners por mês, e com estes processos digitalizados, poderemos reduzir nosso gasto de papel e demais insumos em mais de 90%, estando em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P.

A utilização da tramitação de processos pelo sistema e-Doc significa também economia de tempo. “Além de contribuir para a diminuição dos gastos, os processos serão automatizados. O servidor poderá incluir um pedido num determinado horário e ele chegará no mesmo instante ao destinatário. Processos como este demoravam até dias antes”, explicou.

Para a colaboradora da Empresa Sergipana de Turismo- Emsetur, Ana Elisabeth, a capacitação é de fundamental importância para a modernização da gestão. “A gestão de processos e negócios é muito mais abrangente do que eu imaginava, acabei de compreender a grande importância da sustentabilidade que envolve a digitalização de processos e isso é muito importante para a Emsetur”, destacou.

Por sua vez, Maria Cecília Cardoso, analista de processos da Secretaria de Estado da Fazenda- Sefaz, enfatizou a preocupação do Governo em capacitar seus colaboradores. “Os projetos só funcionam se houver gerenciamento de processo de negócio, nós precisamos dessa capacitação para utilizarmos o e-DOC de forma otimizada, é louvável essa iniciativa do Governo em capacitar seus colaboradores”, falou.

Mais informações a respeito do e-DOC e certificação digital nos Informativos e-DOC Sergipe, que estão sendo enviados pela Seplag diariamente. Nele, são colocados tutoriais explicativos, imagens e dicas elaboradas pela Diretoria Geral de Inovação da Gestão/SUMOG. Além disso, você pode agendar seu treinamento sobre e-DOC pelo 3226-2212 ou ainda pelo www.escola.se.gov.br.

Foto: Victor Ribeiro/Seplag

Skip to content