Publicado: 8 de setembro de 2017, 10:24

Seminário sobre governo eletrônico será nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 20, acontece o I Seminário de Governo Eletrônico de Sergipe, no auditório do Tribunal de Justiça, em Aracaju. Promovido pela Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis) e pelas secretarias da Casa Civil e de Comunicação Social (Secom), com apoio do Banese, o encontro objetiva montar diretrizes em relação ao desenvolvimento de novas tecnologias que serão usadas na modernização da gestão pública, dos serviços por ela oferecidos e ainda garantir a inclusão digital.

O seminário surgiu para sensibilizar os gestores sobre a necessidade de pensar ações na área. Todos os setores do governo podem desenvolver ações de governo eletrônico”, explica a assessora do Núcleo de Integração e Projetos da Secom, Kadydja Albuquerque. Segundo ela, no Estado, alguns projetos como o Compras.net, os serviços informatizados oferecidos pelo Detran e a Delegacia Virtual da Secretaria de Estado da Segurança Pública são exemplos de ações que mostram como a tecnologia pode ser utilizada para diminuir a burocracia, encurtar os gastos e a distância entre a administração e o cidadão.

A programação inclui palestras de cinco convidados, três deles de fora do Estado. O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza, falará sobre o projeto Piraí Digital, desenvolvido enquanto era prefeito da cidade de Piraí (RJ). A iniciativa, que objetiva a democratização de acesso aos meios de informação e comunicação no local, transformou o município em referência mundial na área de cidade digital. “Ele conseguiu aumentar a economia, a geração de emprego e renda só com a modernização dos processos do governo”, conta Kadydja.

Outro palestrante é Hernani Dimantas, do projeto Escola do Futuro da USP (Universidade de São Paulo), que fará uma palestra sobre a sua experiência com o projeto Acesso SP, uma iniciativa de governo eletrônico com foco na inclusão digital. A consultora Florência Ferrer, da empresa E-stratégia Pública, vai falar sobre a economia que os processos eletrônicos promovem na gestão. Dois técnicos do Governo do Estado, Sueli Bacelar, coordenadora de projetos de Tecnologia de Informação da Agetis, e Rodrigo Corumbá, superintendente de Tecnologia de Informação do Banese, vão falar sobre as experiências que já são desenvolvidas na área em Sergipe.

Participação

Além disso, será debatido o desenvolvimento do portal do Governo do Estado, que deverá servir como um ponto de unificação das ações de todos os órgãos estaduais. De acordo com o diretor administrativo e finaceiro da Agetis, Ulisses de Paula, o intuito é conscientizar os gestores públicos para o uso das tecnologias da informação e da comunicação como meio de aproximar a população das esferas de governo. “Esse é um dos meios de permitir que as pessoas que vivem nos lugares mais distantes da capital participem do Governo igualitariamente. Deve-se destacar que a tecnologia por si só não basta. Precisa haver um processo de educação e preparação da população para o uso destas”.

O evento é de acesso livre. Estão sendo esperados cerca de 150 técnicos na área de tecnologia da informação, comunicação e planejamento, além de professores universitários, estudantes, gestores, secretários, secretários adjuntos, prefeitos e outras autoridades.

Programação

Manhã

9h – Abertura do Evento

9h30 – Palestra “Governo Eletrônico: Oportunidade e Viabilidade – Estudo de Caso do projeto Piraí Digital” – Luiz Fernando de Souza – vice-governador do Rio de Janeiro

10h30 – Palestra “Gestão Pública Eficiente – Impactos Econômicos de Governos Inovadores” – Florência Ferrer – consultora da empresa E-stratégia Pública

Público da manhã: Gestores estaduais, prefeitos municipais, assessores técnicos nas áreas de Comunicação, Planejamento e Tecnologia da Informação, parlamentares convidados, professores universitários e estudantes.

Tarde

14h – Palestra “Governo Eletrônico em Sergipe” – Rodrigo Corumba – superintendente de T.I do Banese

15h30 – Palestra “Integração e Portais Governamentais” – Sueli Bacelar – coordenadora de projetos da Agetis

17h – Palestra “Inclusão Digital – Estudo de Caso do programa Acessa SP” – Hernani Dimantas – coordenador do programa Acessa SP / Escola do Futuro da USP

18h30 – Coquetel de Confraternização
Público da tarde: Assessores técnicos nas áreas de Comunicação, Planejamento e Tecnologia da Informação, estudantes e professores.

Skip to content