Publicado: 25 de maio de 2017, 11:53

Secretário profere palestra em seminário da Emgetis

Dando continuidade à programação do Seminário Emgetis – A Importância da Informática Pública, o secretário estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão, José Oliveira Júnior, proferiu nesta quarta-feira, 28, a palestra O Papel da Emgetis na Concepção do Governo. Ele, que é também o presidente do Conselho Deliberativo da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), fez uma avaliação global sobre as mudanças que o mundo vem enfrentando na área de TI.

“A época áurea da informática nas grandes estruturas corporativas sempre esteve associada a um paradigma técnico. Os grandes interesses não eram voltados para a prestação de serviços à população, pois não havia o raciocínio de que a TI pudesse realmente ser útil para trazer benefícios diretos à sociedade”, lembrou.

Para reforçar o papel da informática pública, Oliveira Júnior trouxe à tona situações que já acontecem em Sergipe. “Hoje em dia está muito mais prático resolver determinados assuntos através da TI. No Detran Sergipe existe um serviço excelente, que possibilita obter diversas facilidades via web. Na Secretaria de Segurança Pública do Estado, há também um benefício inovador no Brasil, pois o cidadão já pode fazer um boletim de ocorrência pela internet”, listou.

O secretário traçou um panorama geral a respeito da Emgetis e destacou que o paradigma da empresa para a informática pública é a oferta de serviços para a administração estadual. Em seguida, foi aberto um espaço para debate com os funcionários.

Oficina

Seguindo o que estava previsto no Seminário, encerrado nesta quarta, 28, ocorreu a oficina dos trabalhadores da Emgetis, com a elaboração de proposta de ações baseada no diagnóstico realizado no primeiro dia do evento. A proposta será transformada em documento a ser enviado ao Governo de Sergipe (Seplag e Conselho Deliberativo da Emgetis), à diretoria colegiada da Emgetis e aos trabalhadores da empresa.

O seminário teve o apoio da direção da Emgetis, que liberou os funcionários nos dois dias, a fim de promover uma boa participação no evento. A iniciativa foi da Associação dos Empregados da Emgetis (Assesp) e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados do Estado de Sergipe (SINDTIC/SE).

Por Andreza Azevedo
Fotos: Ascom/Emgetis

Skip to content