Acessibilidade

Publicado: 27 de julho de 2007

Secom e AGETIS realizam Projeto de Qualificação

Nesta sexta-feira, 27, e no sábado, 28, a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) realiza, em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis), o terceiro módulo do Projeto de Qualificação em Comunicação (ProQuali). Com o tema ‘Projeto de Sites e Arquitetura de Informação’, a terceira edição do ProQuali vai qualificar profissionais de comunicação e de tecnologia da informação na discussão sobre a formulação dos portais temáticos do Governo do Estado. As palestras serão realizadas no auditório da Codise, no Distrito Industrial.

A abertura do ProQuali acontece nesta sexta-feira, 27, às 15h, com a palestra da doutora em Comunicação da UFS, Lílian França, sobre “A Estrutura Comunicacional no ambiente digital e as relações com a esfera pública”. Neste dia, o evento é aberto ao público e a entrada é franca.

No sábado, 28, será a vez do palestrante Luiz Agner, especialista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Gestão e Tecnologia da Informação, discutir o tema do módulo com os profissionais do Governo em Sergipe. “Através desse treinamento, queremos sensibilizar os assessores para que eles comecem a pensar o projeto do novo portal do Governo e seus portais temáticos, de maneira a facilitar o diálogo da administração pública com a sociedade, melhorar a oferta de informações e serviços e reduzir os custos dos processos operacionais”, afirmou a assessora do Núcleo de Integração e Projetos da Secom, Kadydja Albuquerque.

Lançado em março, o Projeto de Qualificação promoveu, no primeiro módulo, a integração e a discussão de temas relacionados à ação de comunicação dos profissionais que atuam no Governo do Estado. No ProQuali II, foi a vez dos gestores e assessores do Governo do Estado passarem por um Media Training.

Já neste III módulo, além dos assesssores de comunicação do governo, foram convidados os técnicos de tecnologia da informação responsáveis pelos sites de cada órgão e secretaria. Segundo Cláudio Silva, presidente da (Agetis), o apoio ao evento é de extrema importância, uma vez que contribui com a formação dos técnicos de informática do governo e com a melhoria da forma como cada órgão disponibiliza suas informações.

Facilitadores

Luiz Agner é ilustrador, designer e professor na Escola de Desenho Industrial da UniverCidade, em Ipanema. Agner, entre diversos títulos, é especialista pela FGV em Gestão e Tecnologia da Informação, e mestre em Design pela PUC-Rio dentro da linha de pesquisa Usabilidade e Design de Interfaces. É programador visual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É também autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação – Trabalhando com o Usuário”.

Lilian França é pós-Doutora em História da Arte IFCH/UNICAMP, doutora em Comunicação PUC-SP e professora do Departamento de Artes e Comunicação Social da UFS. Diretora do centro de Educação Superior da UFS – CESAD; Coordenadora da Editora da UFS – EDIUFS; Coordenadora da Universidade Aberta/UFS; Autora de “Caos Espaço Educação”, “Da Geometria Euclidiana e Geometria Fractal – um estudo sobre história da arte”, entre outros.

Programação

Sexta-feira – 27 de Julho

15h – Palestra “A Estrutura Comunicacional no ambiente digital e as relações com a esfera pública” com a prof. Drª Lílian França.

17h – Coquetel de confraternização

Sábado – 28 de Julho

9h às 13h – Primeira etapa da oficina de Projeto de Sites e Arquitetura de Informação com convidado Luiz Agner.

13h10min – Almoço

14h às 18h – Segunda etapa da oficina

18h – Coquetel de confraternização


Última atualização: 4 de setembro de 2017