Representantes da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) participaram neste mês de dois eventos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep): Reunião do Conselho de Associadas da ABEP (Roca) e Reunião do Fórum de Diretores Técnicos (RDTE).
Ambas foram realizadas em Vitória (ES), tendo como principal função a troca de vivências das associadas à Abep. É o que explica o diretor de Tecnologia da Emgetis, Francisco Varella. “Essas reuniões são muito importantes, principalmente pela troca de experiências, nestas por exemplo houve algumas apresentações institucionais, palestras de órgãos federais, esclarecimentos sobre a modalidade de contratação da Parceria Público Privada (PPP), entre outros assuntos de nosso interesse”, comentou.
Varella destacou o fato de, devido à sua participação na Reunião, ter surgido a oportunidade de conhecer a experiência da Bahia na área de Governança de TI. “No próximo dia 11 de setembro haverá uma reunião na Prodeb [Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia] para conhecer sobre a governança de TI e também sobre a mudança recente do e-mail corporativo do Estado, o Expresso Livre”, detalhou.
Ainda nos eventos, ocorreram workshops, com temas como o sistema de telecomunicações. Estiveram presentes os principais representantes da Anatel, da Telebras, do Ministério de Telecomunicações e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para discutir os problemas de telecomunicações das empresas de processamento de dados.
RTDE
Paralelamente à Roca, aconteceu a 107ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos, que trouxe diversos temas, como Unidade de Serviços Técnicos, Metodologia de Desenvolvimento de Softwares e Parceria Público Privada.
O gerente da Área de Infraestrutura da Emgetis, Antônio Manoel de Oliveira, representou a empresa na reunião de diretores técnicos, e destacou o interesse da Emgetis em um dos temas principais: o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). “A Telebras apresentou na reunião o PNBL, com um modelo de negócio que pode trazer diversas vantagens ao Estado de Sergipe, pelo seu custo benefício e pela sua capacidade de conexão. O programa oferece uma maior inclusão digital e facilita o acesso à Internet em larga escala”, explicou.
Foto: Ascom/Emgetis