Coordenadora de Desenvolvimento expôs ações da Emgetis referentes à Avaliação de Desempenho, com foco em competências, no curso realizado em São Paulo. O instrutor Rogério Leme aprovou andamento do projeto.
Como forma de acompanhar e avaliar os projetos e o desenvolvimento das atividades focadas na visão e na estratégia, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) adotou o sistema de Avaliação de Desempenho, com foco em Competências. Responsável pela metodologia, a coordenadora de Desenvolvimento Laura Colares, participou do curso de Formação de Analistas para Implantação de Gestão por Competências, onde foi possível aprimorar as ações e aprofundar o direcionamento teórico do assunto.
O curso que ocorreu em São Paulo, foi ministrado por Rogério Leme, autor da bibliografia utilizada como base do método de gestão implantado na Emgetis. Na oportunidade, Laura Colares expôs parte do projeto já em andamento ao instrutor do curso, que avaliou o trabalho cruzando teoria e prática. “Eu pude levar o que a Emgetis já tinha feito, e ele elogiou muito o nosso trabalho. Falou que estávamos no caminho certo.” afirma Laura.
O treinamento reuniu profissionais de todo Brasil, que possibilitou a troca de experiências entre representantes de várias organizações. “Tiveram até pessoas que começaram a produzir seus projetos paralelos ao curso. A Emgetis foi a única empresa que participou com o projeto já em andamento”, diz a coordenadora de Desenvolvimento entusiasmada.
Sistema de avaliação
Garantindo um posicionamento mais atualizado, a gestão por competências consiste em um método de administrar os recursos humanos, de modo a estabelecer parâmetros e metas de desempenho. O processo é operacionalizado por meio de ferramentas bem estruturadas, como questionários, planilhas e entrevistas com os avaliados, que permitem definir critérios de avaliação de desempenho.
De acordo com o presidente da Emgetis, Ulisses Benedito de Paula, “através de indicadores objetivos é possível fazer o reconhecimento dos trabalhos. Essa ação permite avaliar resultados, bem como desenvolver a busca de habilidades técnicas e comportamentais dos servidores”. Identificar lacunas na aptidão do colaborador é ainda uma das propriedades deste método, que viabiliza os subsídios necessários para adequar a política de capacitação do quadro funcional.
As etapas do projeto vem sendo definidas dentro da empresa e colocadas em prática, para que os resultados sejam visíveis e condizentes com o Regimento Interno. Segundo a coordenadora, o ponto de partida foi sensibilizar e identificar, junto aos gerentes e assessores, a missão, visão e valores da Emgetis. “Em seguida foi realizada a distribuição das competências técnicas de cada área. Além disso, foram discutidas as competências comportamentais, que compreendem desde o trabalho em equipe até a visão sistêmica”, completou Laura Colares.