Acessibilidade

Publicado: 26 de dezembro de 2007

Programa Sergipe Digital é apresentado na SEAD

O diretor-presidente da Agetis, Cláudio Silva, esteve na manhã desta quarta-feira, 26, na sede da Secretaria de Estado da Administração (Sead) para apresentar o Programa Sergipe Digital. Assistiram a apresentação o Secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto Prado, o secretário adjunto, José Leite, e a coordenadora de informática da Sead, Christiane Corumba.

Na ocasião, Cláudio Silva destacou os benefícios que o programa trará para a administração pública estadual e para a população sergipana. Segundo ele, com o Sergipe digital será possível implementar um sistema de gestão pública integrada, interligando todas as secretarias e órgãos públicos, o que proporcionará uma maior agilidade e eficácia na execução dos serviços públicos e, conseqüentemente, maior economia para o Estado.

Além disso, Silva falou sobre a criação de uma banda social de acesso à internet, através da qual toda residência terá acesso a um link de 64 quilobytes. “Essa parte do programa será possível graças à utilização da infra-estrutura da Rede de Comunicação Multiserviço de Governo que também será criada”, explicou.

O diretor- presidente da Agetis salientou ainda que a democratização do uso da internet facilitará e ampliará o acesso da população às informações, ao conhecimento e, principalmente, aos serviços disponibilizados pelo Governo.

Para o secretário Jorge Alberto, o Sergipe Digital deve se tornar uma prioridade do Governador Marcelo Déda, uma vez que ele colocará o Estado na vanguarda dos governos mais modernos. “É um projeto fantástico e audacioso, que terá todo apoio e incentivo da Sead”, finalizou.

O Programa

O Sergipe Digital é um Programa de Governo que define o uso intensivo da Tecnologia da Informação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico-social do Estado de Sergipe. Tem como objetivo ampliar os horizontes do Estado e do cidadão, democratizando o acesso aos meios de informação e comunicação, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social. O programa contempla três projetos: Governo em Tempo Real, Conecta Sergipe e Ecossistema Digital.

O Governo em Tempo Real será uma maneira mais eficiente de aproximar a sociedade sergipana do governo, estabelecendo um processo de comunicação biderecional. Fazem parte desse projeto iniciativas de “Governo Eletrônico”, que visam, através das tecnologias da informação, tornar mais fácil para o público o acesso aos serviços governamentais e dar maior transparência a gestão pública.

O Conecta Sergipe tem como objetivo a inclusão digital da sociedade sergipana. Pretende-se com ele, atingir a meta um computador ligado à internet por residência.

Já o Ecossistema Digital visa fomentar as atividades das empresas da área de tecnologia da informação, através do uso de poder de compra do governo.


Última atualização: 24 de agosto de 2017