Publicado: 24 de agosto de 2017, 09:40

Prodase trabalha para implantação do projeto ‘Um Computador por aluno’ em Sergipe

O Projeto ‘Um Computador por Aluno’, ou simplesmente UCA, está em fase de implantação em Sergipe. Iniciativa do Governo Federal em parceria com os governos estaduais, o UCA propõe a utilização de computadores dentro de um contexto educacional para contato diário de alunos na realização de suas atividades de aprendizado. O projeto incentiva ainda a participação do professores e estudantes como produtores de informações no processo pedagógico, utilizando as mídias e as tecnologias disponíveis para essa produção. O projeto firma-se a cada dia como o primeiro passo para uma nova e histórica etapa na melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

Em virtude desse processo, aconteceu na sede da Prodase (Companhia de Processamento de Dados de Sergipe), a primeira reunião com o grupo que participará da iniciativa no Estado. O objetivo foi colocar em discussão a proposta e definir responsabilidades para que o projeto-piloto seja colocado em prática nas escolas públicas municipais e estaduais do município de Barra dos Coqueiros, escolhido para ser pioneiro na implantação.

O encontro da equipe que irá trabalhar de forma integrada, aconteceu na sala de reuniões da presidência da Prodase e contou com a presença do presidente do órgão, Cláudio Luiz da Silva, e de alguns funcionários, de Luiz Cláudio Mesquita, Coordenador Nacional de Inclusão Digital do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e de representantes da SEED (Secretaria de Estado da Educação). “O UCA sustenta-se numa nova proposta pedagógica de informatização das escolas, e pretende, por meio de recursos tecnológicos corretamente empregados, melhorar a qualidade das aulas. Para possibilitar a implantação desse projeto em Sergipe, a Prodase estará oferecendo todo o apoio técnico necessário, como a montagem da infra-estrutura, a exemplo da rede sem fio, dando subsídios para que tudo funcione de forma satisfatória”, afirma o presidente da Prodase.

Desde a reação entusiasmada de quando a idéia de um laptop para fins educacionais, apresentada em junho de 2005 por Nicholas Negroponte, co-fundador do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até hoje, o projeto já é realidade em estados como o Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Sergipe Digital

A iniciativa ‘Um computador por aluno’, em Sergipe, está inserida nos princípios de Governo Eletrônico, que preza pelo desenvolvimento de novas tecnologias nos serviços de gestão pública. É mais uma ação de inclusão digital que está alinhada com os objetivos do ‘Sergipe Digital’, projeto pelo qual a Prodase vem trabalhando e que pretende trazer inovação tecnológica, promover a inclusão digital e aumentar a transparência das ações do Governo sergipano.

O Sergipe Digital, é um Programa de Governo que define o uso intensivo da Tecnologia da Informação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico-social do Estado de Sergipe. Tem como grande objetivo ampliar os horizontes do Estado e do cidadão, democratizando o acesso aos meios de informação e comunicação, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social. O programa contempla três projetos: Governo em Tempo Real, Conecta Sergipe e Ecossistema Digital.

O Governo em Tempo Real será uma maneira mais eficiente de aproximar a sociedade sergipana do governo, estabelecendo um processo de comunicação bidirecional. Fazem parte desse projeto iniciativas de ‘Governo Eletrônico’, que visam, através das tecnologias da informação, tornar mais fácil para o público o acesso aos serviços governamentais e dar maior transparência a gestão pública.

O Conecta Sergipe tem como objetivo a inclusão digital da sociedade sergipana. Pretende-se com ele, atingir a meta um computador ligado à internet por residência.

Já o Ecossistema Digital visa fomentar as atividades das empresas da área de tecnologia da informação, através do uso de poder de compra do Governo.

Skip to content