Publicado: 24 de agosto de 2017, 09:33

Prodase participa do ‘Sergipe de Todos’ em Itabaiana

Em sua terceira edição, o ‘Sergipe de Todos’ beneficiou as pessoas que vivem na capital do Agreste Central, Itabaiana, localizada a 58 quilômetros de Aracaju, e um dos principais centros econômicos de Sergipe. Foram quase 50 mil atendimentos diretos e indiretos realizados nos dois dias do projeto, na sexta-feira, 9, e no sábado, 10.

Para a realização do projeto, o Governo de Sergipe montou 46 estandes de diversas secretarias, órgãos e entidades parceiras que prestaram serviços, forneceram informações e estimularam o envolvimento cidadão.
Nesta terceira edição do projeto, duas novidades. Um estande informativo do Ministério Público Estadual foi montado para prestar assistência à população. E em uma parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Itabaiana, intermediada pelo Governo do Estado, os casais da cidade puderam se inscrever para um casamento coletivo que será realizado assim que os trâmites legais forem cumpridos.

O ‘Sergipe de Todos’ tem como principal objetivo proporcionar aos moradores dos locais onde passa o acesso a serviços e informações ofertados por secretarias e órgãos do governo, interiozando as ações da gestão, e para o funcionamento de algumas atividades, a Prodase (Companhia de Processamento de Dados de Sergipe) disponibiliza todo o apoio de estrutura na área de tecnologia.

O trabalho integrado entre Prodase e os mais diversos órgãos e secretarias, proporciona a possibilidade de serviços como emissão de certidões de nascimento, de carteira de identidade e de carteira de motorista, cadastro de imóveis rurais, dentre outros.

O papel da Prodase é colaborar com a logística na área de infra-estrutura de tecnologia, dando o apóio técnico necessário para que as secretarias desenvolvam suas ações de forma satisfatória. O êxito do projeto em Itabaiana é resultado de ações como instalação de rede sem fio e a disponibilização do circuito de dados, onde cada secretaria pode, no local da realização do projeto, ter de forma mais rápida, através da Internet, seus dados e realizar suas ações.

Durante o terceiro evento, a Prodase disponibilizou ainda um stand com computadores ligados à internet para que os jornalistas de todas as secretarias e órgãos, além da equipe que trabalha na Agência Sergipe de Notícias – ASN, pudessem escrever as matérias durante a cobertura do evento, colocando-as em tempo real em seus sites.

Novidades para o Sergipe de Todos

A equipe da Prodase já trabalha para oferecer novidades em futuras edições do ‘Sergipe de Todos’. “O trabalho de infra-estrutura na área tecnológica feito pela Prodase já é bem sucedido. A idéia agora é colocar em prática algumas atividades que aproximem o trabalho da empresa com o público que passa pelo projeto”, afirma o diretor-presidente da companhia, Cláudio Luiz da Silva.

Dentre as iniciativas que estão sendo programadas pela companhia, estão disponibilizar umstand com computadores para que o público tenha contato com a internet e com o mundo da informática de uma forma geral, além de oferecer cursos e palestras rápidas sobre a área de tecnologia da informação e tudo que a envolve, ministrados por funcionários da Prodase.
“Colocar em prática essas metas de interação com o público é uma iniciativa que está alinhada com os objetivos do ‘Sergipe Digital’, projeto pelo qual a Prodase vem trabalhando e que pretende trazer inovação tecnológica, promover a inclusão digital”, afirma Cláudio Luiz da Silva.