Presidente da AGETIS recebe palestrantes do Seminário de Governo Eletrônico

O presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis), Cláudio Silva e membros do grupo de trabalho (GT) de governo eletrônico receberam namanhã desta quinta-feira, 21, a consultora da empresa E-stratégia Pública, Florência Ferrer, e o coordenador do programa Acessa SP, Hernani Dimantas. Os convidados vieram à Aracaju para participar do I Seminário de Governo Eletrônico de Sergipe, que aconteceu na última quarta-feira, 20, no auditório do Tribunal de Justiça.

De acordo com o presidente da Agetis a reunião teve como objetivo discutir os próximos passos para a implantação do Governo Eletrônico em Sergipe. “O seminário foi apenas um marco inicial de uma série de ações que serão desenvolvidas nos próximos anos para a modernização da estrutura administrativa, no sentido de facilitar o acesso do cidadão as ações e serviços do governo, além de facilitar a gestão interna da administração pública”, afirmou Silva.

Durante a reunião Florência Ferrer destacou a necessidade da Agetis assumir e coordenar o processo de implementação do governo eletrônico, em comum acordo com as demais secretarias e órgãos. “A agência deve fomentar, articular e integrar as ações de governo eletrônico nos órgãos do governo, permitindo assim que o processo seja feito de maneira mais rápida, eficaz e econômica para o Estado. Para tanto, é necessário agora reunir os gestores e definir ações prioritárias”, destacou a consultora.

Já Hernani Dimantas falou sobre a experiência do programa Acessa SP, desenvolvido pelo Governo de São Paulo em parceria com a Escola do Futuro da USP. Ele salientou que para se desenvolver um programa de inclusão digital eficiente é necessário elaborar um diagnóstico dos problemas do Estado na área e, a partir de então, desenvolver projetos e estratégias específicas de acordo com os problemas de cada região.

Nesse sentido, o diretor administrativo da Agetis e membro do GT, Ulisses de Paula, explicou que o diagnóstico já está sendo realizado pelos membros do grupo, através da participação nas conferências municipais que estão acontecendo nos 75 municípios do Estado e integram o Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo (PDTP), que está sendo realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).

Participaram também da reunião a assessora do núcleo de integração e projetos da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Kadydja Albuquerque, e a coordenadora de projetos de tecnologia da informação da Agetis, Sueli Bacelar.

Última atualização: 8 de setembro de 2017 10:17.

Pular para o conteúdo