Publicado: 30 de maio de 2017, 16:39

Parceria entre Emgetis, SSP e Detran moderniza sistema de identificação

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) concluiu na última semana a migração dos sistemas da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), o que incluiu atualização de softwares e a mudança da plataforma mainframe IBM-Multiprise (2000) para servidores blade em plataforma baixa, que são os servidores mais modernos do Data Center da Emgetis.

A evolução tecnológica assegura uma diminuição significativa do risco de interrupção dos serviços, aliada ao uso de versões atualizadas de todos os softwares envolvidos, e a partir desta segunda-feira, 15, os usuários dos sistemas da SSP que utilizavam dois ambientes para acessar os sistemas do Detran/SE e SSP/SE passam a utilizar apenas um, por meio de um ambiente integrado e com maior performance.

Para o diretor de Tecnologia da Emgetis, Milson Barreto, a migração dos sistemas da SSP praticamente conclui a retirada, iniciada há alguns anos, dos sistemas em produção do ambiente de grande porte da Emgetis. “As bases de dados dos sistemas no mainframe deverão ser transferidas para sistemas em plataforma baixa até o final deste ano”, afirma.

De acordo com a coordenadora de Software Básico e Banco de Dados da Emgetis, Edjane Santana, a migração de plataforma manteve todos os softwares básicos de apoio e estrutura dos sistemas aplicativos. “Foi modificado apenas o ambiente de hardware. Esta migração mostrou como a parceria entre SSP, Detran e Emgetis contribuiu para realização de um bom trabalho”, destaca.

Segurança

Para o diretor de Tecnologia da Informação da SSP, Adriano Maynard, a mudança de plataforma resulta em mais segurança. “Estamos trabalhando agora com um sistema de identificação mais moderno e seguro, no qual o risco de parar o sistema é muito menor. Isso representa um grande avanço na área de TI para a SSP, proporcionando uma manutenção mais simples, rápida e uma melhor prestação de serviços por meio do uso de novas tecnologias”, frisa.

Adriano declara ainda que a SSP só tem a agradecer à Emgetis e ao Detran pela parceria. “Esse trabalho não seria possível sem o esforço desses órgãos. O pessoal da Emgetis chegou a trabalhar no último feriado para que tudo transcorresse da melhor forma possível. Já testamos o sistema durante todo o final de semana e constatamos que tudo está funcionando bem”, informa.

Esta migração teve como base o modelo realizado pelo Detran, que através de Termo de Cooperação permitiu que a SSP pudesse migrar seus sistemas para o mesmo ambiente dele.

Por Andreza Azevedo
Na foto, aspecto do Blade Center da Emgetis

Skip to content