Publicado: 30 de maio de 2017, 16:37

Palestra orienta funcionários da Emgetis sobre prevenção às DSTs

Funcionários da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) assistiram nesta terça-feira, 16, à palestra Previna-se contra a Doença Sexualmente Transmissível (DST) / Aids-HIV. O responsável pela apresentação foi o médico da Secretaria de Estado da Saúde Almir Santana, uma referência no Estado quando o assunto é DST.

Almir falou sobre mitos que existem em torno dessas doenças, seus principais sinais e sintomas e os números referentes às DSTs em Sergipe. “Hoje em dia não podemos mais dizer que existem grupos de risco, até a terceira idade está vulnerável a essas doenças. Desde 1987, Sergipe já registrou pouco mais de três mil casos de Aids, por exemplo. Isso é bastante preocupante, pois a Aids tem tratamento, mas ainda não tem cura”, destacou.

A palestra foi uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Emgetis, representada pela presidente Kátia Limeira. “Temos muito a agradecer pela presença de Dr. Almir, sempre bastante generoso e dedicado, trabalhando cada vez mais para ajudar e conscientizar as pessoas”, declarou.

O diretor presidente da Emgetis, Ézio Prata Faro, foi representado pela diretora de Administração e Finanças da Empresa, Antônia Machado. “É uma enorme satisfação ter o Dr. Almir conosco hoje. Tudo na vida se renova, por isso é importante ter alguém como ele para trazer conhecimentos atualizados”, lembrou Antônia.

Prevenção

Durante a palestra, Almir Santana destacou que somente esse ano Sergipe já registrou 245 casos de sífilis em bebês. “Essa informação é séria, pois a mãe está passando a doença para o filho por falta de medidas como o uso da camisinha e o pré-natal regular”, afirmou.

Almir Santana enfatizou ainda que Sergipe está apresentando uma média de um novo caso de Aids por dia. “O vírus HIV está presente no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno. Mais uma vez reforço a importância da prevenção para que pessoas contaminadas não prejudiquem aquelas que estão saudáveis através desses líquidos orgânicos”, apontou.

Ao final da apresentação, Almir Santana distribuiu preservativos e lubrificantes, além de animar a plateia com uma paródia educativa sobre HIV composta por ele. Em Aracaju, o exame para detecção do HIV pode ser feito gratuitamente no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), na rua Bahia, bairro Siqueira Campos.

Continuidade

Nesta quarta-feira, 17, às 9h, a coordenadora do programa estadual antitabagismo em Sergipe, Lívia Angélica, estará na Emgetis para ministrar a palestra Diga Não ao Tabagismo. A ação acontecerá no auditório do órgão, e também é aberta a todos os servidores.

Por Andreza Azevedo
Fotos: Ascom/Emgetis

Skip to content