Publicado: 29 de maio de 2017, 09:56

Médico do Trabalho esclarece dúvidas de servidores da Emgetis

Em mais uma atividade da IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que acontece na Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), o médico do trabalho Adail Barbosa esteve na sede do órgão nesta quinta, 25, onde falou sobre Saúde Ocupacional: sua Importância para o Empregado e Empregador.

 

A grande novidade trazida por ele foi que será implantado na Emgetis o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), em parceria com a Diretoria de Administração e Finanças (Diraf) e a Área de Pessoal (Arpes). “A nossa intenção é evitar, ao máximo possível, as doenças ocupacionais”, afirmou o médico.

“A Organização Mundial da Saúde define saúde como o bem-estar social, físico e mental. Esse tripé tem que estar equilibrado para não afetar a produtividade do trabalhador”, complementou.

Ainda de acordo com Adail, a empresa tem que fazer a parte dela, cumprindo normas de segurança e medicina do trabalho e instruindo funcionários a tomar medidas de precaução que evitem doenças ocupacionais. “O empregado também deve dar a sua colaboração, cumprindo essas normas e colaborando com a medicina do trabalho na investigação de acidentes e doenças ocupacionais”, esclareceu.

Programa

O Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma ação com caráter preventivo, pois pode detectar precocemente doenças causadas pela atividade profissional, além de ajudar a esclarecer os riscos que cada profissão traz a saúde. “Podemos classificar esses riscos em quatro tipos: ergonômico, físico, químico e psicológico. Em algumas funções existe mais de um deles”, destacou o médico.

Por Andreza Azevedo
Fotos: Ascom/Emgetis

Skip to content