Em mais uma atividade da IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que acontece na Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), o médico do trabalho Adail Barbosa esteve na sede do órgão nesta quinta, 25, onde falou sobre Saúde Ocupacional: sua Importância para o Empregado e Empregador.
A grande novidade trazida por ele foi que será implantado na Emgetis o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), em parceria com a Diretoria de Administração e Finanças (Diraf) e a Área de Pessoal (Arpes). “A nossa intenção é evitar, ao máximo possível, as doenças ocupacionais”, afirmou o médico.
“A Organização Mundial da Saúde define saúde como o bem-estar social, físico e mental. Esse tripé tem que estar equilibrado para não afetar a produtividade do trabalhador”, complementou.
Ainda de acordo com Adail, a empresa tem que fazer a parte dela, cumprindo normas de segurança e medicina do trabalho e instruindo funcionários a tomar medidas de precaução que evitem doenças ocupacionais. “O empregado também deve dar a sua colaboração, cumprindo essas normas e colaborando com a medicina do trabalho na investigação de acidentes e doenças ocupacionais”, esclareceu.
Programa
O Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma ação com caráter preventivo, pois pode detectar precocemente doenças causadas pela atividade profissional, além de ajudar a esclarecer os riscos que cada profissão traz a saúde. “Podemos classificar esses riscos em quatro tipos: ergonômico, físico, químico e psicológico. Em algumas funções existe mais de um deles”, destacou o médico.
Por Andreza Azevedo
Fotos: Ascom/Emgetis