Publicado: 20 de julho de 2017, 11:05

Mais de 1.700 pessoas já passaram pelos estandes do Verão Digital na Orla

Desde que foi implantado em 10 de janeiro, o Projeto Verão Digital tem atraído números recordes de sergipanos e turistas que buscam acessar a internet, tanto sem fio, como em computadores em dois pontos fixos na Orla de Atalaia. Até o último dia 25, 1.784 pessoas já tinham passado pelos estandes montados em frente ao Sesc e no Centro de Arte e Cultura J. Inácio.

O projeto, viabilizado pelo Governo de Sergipe, está funcionando em caráter experimental e visa atender a população disponibilizando infraestrutura e serviço wireless até o dia 31 de março. Neste período, qualquer pessoa com notebook poderá acessar a internet de forma gratuita em toda a extensão da Orla.

A turista de Salvador (BA), Marilene Mendonça, 28, se entusiasmou com a novidade, pois pensava que teria que pagar para utilizar o serviço. “Me surpreendi quando fui informada que o serviço era de graça e só precisava fazer um cadastro. Enquanto estiver em Aracaju, vou voltar muito aqui, pois gosto de me atualizar pela internet, e apesar de estar aqui passeando, estou buscando concursos públicos lá na Bahia”.

Para o pastor evangélico Rinaldo Mendonça, de Recife (PE), 43, a iniciativa é muito boa. “Vivemos em um mundo digitalizado e o Estado de Sergipe oferecer esse serviço para sergipanos e turistas é uma ação muito positiva. Todos os anos passo férias aqui e esse serviço é mais um motivo para eu vir e passar mais tempo na Orla de Atalaia”.

Acesso às tecnologias

Ao difundir o conceito de conectividade (rede wireless), o governo avança nos projetos de universalização do direito aos meios de informação e comunicação, propiciando até novas oportunidades de pesquisa e interação para os usuários.

Este é o caso do comerciante Natanael Nogueira, 48, que faz uso da internet constantemente. “Essa ação do governo democratiza as informações. Eu preciso da internet toda hora, e isso tenho encontrado aqui nos estandes. Também acesso a rede do governo através do meu lap top, por isso esse projeto está sendo uma maravilha para mim”.

O estudante da rede pública de ensino (Escola Juscelino Kubitschek), Carlos César, 17, viu no projeto mais uma opção de lazer para quem mora na Coroa do Meio. “O Verão Digital está massa, porque aqui vejo sites como Orkut, MSN, e chamo meus amigos para jogar em rede”.

Verão Digital

O Verão Digital é viabilizado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, executado pela Empresa Sergipana de Tecnologia e Informação (Emgetis), tem o apoio de outros órgãos estaduais e a parceria da empresa de telefonia Oi.

Segundo o secretário da Casa Civil, Oliveira Júnior, o Verão Digital do Governo de Sergipe chega para garantir o que há de mais moderno em acesso a essas novas tecnologias para o público. “O uso da rede mundial de computadores tem funcionado muito bem como uma ferramenta de cidadania para a população sergipana e os turistas na Orla de Atalaia”.

Serviços

Nos dois pontos de atendimento ao cidadão, na Orla de Atalaia, os internautas têm acesso ao portal http://www.veraodigital.se.gov.br, onde constam informações sobre os serviços oferecidos pelos órgãos estaduais e ainda sobre locais turísticos, eventos, agenda cultural e notícias.

Um exemplo disso é que alguns usuários estão conseguindo extrair do projeto a oportunidade de resolver alguns trâmites pela internet. É o caso do gerente do Bar e Restaurante Coqueiral, Márcio Góes, 33: “O projeto proporciona um melhor conforto aos clientes turistas e sergipanos. Esta semana fiz a experiência de acessar o site do Senac e fiz uma seleção de garçons aqui para o restaurante. Isso só foi possível graças à rede do Verão Digital”.

A Orla de Atalaia foi o local escolhido para funcionar como teste do Verão Digital porque é uma área predominantemente turística, com a presença de hotéis, bares e restaurantes, além de áreas de lazer e espaços recreativos. São quatro pontos móveis de zona Wi-Fi (internet sem fio) e mais dois pontos fixos de acesso gratuito.

Fonte: Ascom da Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc)

Skip to content