Publicado: 9 de junho de 2017, 09:54

Gestores de TI conhecem novo contrato de Telecom do Governo

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) apresentaram nesta sexta-feira, 6, aos gestores de TI dos órgãos os novos contratos centralizados de Telecom do Governo de Sergipe. Na ocasião, foram abordadas as inovações na forma de contratação e o novo modelo de tecnologia.

Segundo o diretor-geral de Serviços Centralizados da SGCC da Seplag, Júlio César Gomes Barbosa, a contratação compreende a implantação, operacionalização, gerenciamento e manutenção dos serviços para telefonia fixa, móvel, transmissão de dados fixa e móvel, serviços de Hotspot Wi-Fi, acesso à Internet corporativa, videoconferência, operação técnica integrada especializada, service desk e telefonia VoIP (siga de voice on internet protocolo, ou transmissão de voz através da internet). “Cabe à Seplag, entre outras responsabilidades, estabelecer as diretrizes necessárias ao Júlio César – SGCC/Seplagdisciplinamento administrativo, bem como acompanhar e fiscalizar a perfeita execução do contrato”, disse.

Os serviços em questão fazem parte da nova estrutura da Rede Multimeios do Governo, que abrigará o NOC (Network Operation Center) que será gerenciado pela Emgetis. “A empresa atuará como o ponto de acesso principal concentrando todos os serviços. Haverá um monitoramento ininterrupto, além do acompanhamento da qualidade dos serviços contratados”, detalhou Mário Vasconcelos, assessor de Planejamento Estratégico da Emgetis.

 Diferencial

O novo modelo de contratação de Telecom apresenta uma distinção em relação aos anteriores, pois o foco está no Mário Vasconcelos Asple/Emgetisserviço. “O mais importante é o tipo do serviço e não os produtos necessários. Os fornecedores deverão atender os padrões de qualidade exigidos pelo Governo. Inclusive, as execuções devem estar dentro do Acordo de Nível de Serviço, o SLA”, ressaltou Mário Vasconcelos.

 

Para o gestor de TI da Secretaria de Estado da Saúde, Rogério Nascimento Lopes, a forma de contratação é um avanço. “O novo contrato é um divisor de águas, por conta desse foco no serviço. Não há no Brasil um contrato como este, com um nível de garantia elevado. Sergipe sai na frente e a expectativa é que, com a prestação de serviços mais eficiente, garanta-se o melhor atendimento ao cidadão”, avaliou.

Inovações

O investimento proporcionará novidades na tecnologia de comunicação do Estado, como o envio de mensagens de texto do tipo SMS de forma corporativa – através do qual os órgãos e entidades do Governo poderão se comunicar com a população. Outro serviço importante são os Pontos Hot Spot: tecnologia que permite irradiar uma área com um sinal de internet, comum em ambiente de grande circulação pública como aeroportos, shoppings centers, permitindo que os usuários possam navegar na internet usando uma rede wireless.

Skip to content